terça-feira, 24 de maio de 2011

Tribunal de Justiça pretende ampliar "Justiça Comunitária" nas escolas

Na tarde desta quinta-feira (19), 20 profissionais da educação estadual receberam certificados de conclusão do “Curso de Capacitação de Mediadores da Justiça Comunitária”. A solenidade foi realizada na Sala de Reuniões do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Participaram do evento, o presidente do TJ/RR, Lupercínio Nogueira, a secretária Estadual de Educação, Cultura e Desportos, Lenir Rodrigues, a Coordenadora do Programa Justiça Comunitária no Estado, Graciete Sotto Mayor, desembargador Almiro Padilha e cursistas.

O Programa Justiça Comunitária foi idealizado pelo TJ/RR com o intuito de garantir a segurança nas escolas da rede pública estadual, estimular e viabilizar a solução de pequenos conflitos do ambiente escolar, por meio da participação da comunidade.

O Curso de Mediadores busca qualificar profissionais como conciliadores para atuarem nos conflitos que surgem no ambiente escolar. Durante as aulas, os 20 participantes obtiveram lições sobre conciliação, abordagem de alunos, além de questões sobre violência e como solucionar problemas internos. “A Justiça Comunitária evita que muitos conflitos e problemas cheguem ao Judiciário, sendo resolvido dentro da própria comunidade. A intenção do Tribunal é continuar com este programa e ampliá-lo cada vez mais”, destacou Lupercínio Nogueira.

Expansão

Atualmente existem Núcleos do Programa Justiça Comunitária nas escolas Ana Libória, São José e Lobo D’Almada. Com a conclusão do Curso, a ação será estendida para outras escolas, inicialmente para as escolas Elza Breves e Tancredo Neves.

Ariete Souza Pereira é gestora da Escola Elza Breves, que fica localizada no bairro Conjunto Cidadão e atende hoje 1.450 alunos do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ela também participou do curso e disse que a instalação do núcleo na escola será muito bem vindo.

“O programa irá ajudar a resolver os pequenos conflitos que acontecem na escola. Durante o curso aprendi que o primeiro passo para isso é escutar e investigar os dois lados envolvidos. É com conversa e diálogo que se resolvem os problemas”, disse Ariete.

Já a secretária Lenir Rodrigues, informou que a Secretaria de Educação continuará dando apoio a esta iniciativa do TJ/RR. “O Tribunal de Justiça pretende instalar novos núcleos da Justiça Comunitária nas escolas e a Secretaria vai dar todo o apoio necessário, pois este Programa contribui para o enfretamento da violência, resolução dos conflitos sociais e a busca da paz”, destacou.

O programa

Lançado no ano passado na Escola Estadual Lobo D´Almada para mediar relações entre pessoas afetadas por conflitos, dar assistência a toda comunidade, que envolve os alunos e sua família, o Justiça Comunitária usa a prevenção e resguarda os adolescentes da violência dentro e fora da escola, como o bullying, pedofilia e agressões de grupos.

O Programa oferece orientação aos alunos, por meio de palestras que alertam sobre violência nas escolas, além de oferecer atendimento do Tribunal de Justiça, com mediadores e profissionais voluntários da educação, capacitados pelo TJ para atender as necessidades das escolas, professores e comunidade em geral.

Na prática, o Programa funciona da seguinte forma: ao surgir algum conflito, será convocada a Câmara Conciliadora, composta por mediadores. São pedagogos, advogados, psicólogos, psicopedagogos, religiosos, entre outros profissionais. A Câmara vai convocar as partes envolvidas, escutá-las e tentar resolver o conflito evitando, quando possível, que o caso chegue de fato à justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário