quinta-feira, 19 de maio de 2011

Justiça Comunitária: Mediadores recebem certificados nesta quinta-feira

Os participantes do “Curso de Capacitação de Mediadores da Justiça Comunitária” receberão certificados de conclusão nesta quinta-feira (19), em solenidade a ser realizada na Sala de Reuniões do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Roraima – TJRR às 17h.

O curso foi promovido pelo TJ/RR em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desportos – SECD e integra as atividades do Programa Justiça Comunitária.

Durante as aulas, os vinte participantes obtiveram lições sobre conciliação, abordagem de alunos, além de questões sobre violência e como solucionar esse tipo de situação.

O Programa Justiça Comunitária foi implantado com o intuito de garantir segurança nas escolas da rede pública estadual, estimular e viabilizar a solução de pequenos conflitos do ambiente escolar, por meio da participação da comunidade. Para tanto, são adotadas as justiças restaurativa, terapêutica e comunitária. Atualmente, é desenvolvido nas escolas Ana Libória, São José e Lobo D’Almada.

Com a conclusão do Curso, a ação será estendida para outras escolas, inicialmente para as escolas Elza Breves e Tancredo Neves. De acordo com a orientadora educacional e coordenadora do Programa, Lucilene Paula da Silva, pequenos problemas ocasionados por alguns jovens, como brigas e furtos são comuns nas escolas e na comunidade onde as crianças e adolescentes moram.

“Nós vamos trabalhar junto com a família, na tentativa de amenizar esses problemas e como forma de orientar as famílias de como agir em casa. Além de atendermos os alunos, o trabalho também será feito diretamente com a comunidade”, disse.

O PROGRAMA

O Programa foi lançado no ano passado na Escola Estadual Lobo D´Almada para mediar relações entre pessoas afetadas por conflitos, dar assistência a toda comunidade, que envolve os alunos e sua família, usando da prevenção e resguardando os adolescentes da violência dentro e fora da escola, como o bullying, pedofilia e agressões de grupos.

O Programa funciona na modalidade de orientação aos alunos, por meio de palestras que alertam sobre violência nas escolas, além de oferecer atendimento do Tribunal de Justiça, com mediadores e profissionais da área da educação, que são voluntários capacitados pelo TJ, para atender as necessidades das escolas, professores e comunidade em geral.

Na prática funciona da seguinte forma: ao surgir algum conflito, será convocada a Câmara Conciliadora, composta por mediadores. São pedagogos, advogados, psicólogos, psicopedagogos, religiosos, entre outros profissionais. A Câmara vai convocar as partes envolvidas, escutá-las e tentar resolver o conflito da melhor forma possível.

Fonte: Mágida Azulay Khatab - Ascom/Secd

Nenhum comentário:

Postar um comentário