quinta-feira, 26 de maio de 2011

MP Comunitário apresenta resultados das atividades desenvolvidas no Parque dos Buritis

O Ministério Público do Estado do Amapá, por meio do programa MP Comunitário, apresentou os resultados das ações desenvolvidas no período de 9 a 19 de maio na comunidade do bairro Parque dos Buritis e adjacências. A Audiência Pública aconteceu na quadra da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto, onde foram diplomados os novos mediadores comunitários e tradutores em Libras formados pela instituição.

Ao todo foram capacitados 32 mediadores comunitários e 30 intérpretes em Língua Brasileira de Sinais. A turma de líderes comunitários foi capacitada pelo curso “Solução de conflitos e mediação”. No curso, que teve carga horária de 40h/a, os voluntários receberam ensinamentos de como administrar conflitos através da negociação e mediação.

“Falar de paz é muito difícil, ainda mais em um país como o Brasil, em que se há grande deficiência na justiça social”, afirma Jardel Silva, um dos alunos concluintes do curso de mediação comunitária. “As pessoas tem medo da justiça e tentam resolver os seus problemas pelas próprias mãos de forma errada e agressiva. O curso nos mostrou como promover a paz, o acordo e a justiça de forma cidadã”, informou Jardel.

Para o promotor de Justiça Paulo Veiga, coordenador do programa, a mediação é o caminho para o entendimento entre as pessoas. “Agradeço a todos que acreditaram no programa e vieram receber atendimento ou participar dos cursos”, declarou Paulo. “O Parque dos Buritis, assim como a maioria dos bairros periféricos, passa por muitas dificuldades e é muito carente. Precisamos dos mediadores para ajudar a mudar isso”, completa Veiga.

Rosicléia Rangel, concluinte do curso de Libras afirmou que a capacitação fará dela uma profissional melhor e mais compreensiva. “Eu sou professora, e a partir de uma dificuldade enfrentada com um aluno surdo em sala de aula, resolvi fazer o curso”, conta Rosicléia. “A partir daí consegui refletir sobre diversos contextos de ensino/aprendizagem, e hoje sei que posso compreender e ajudar o meu aluno de forma eficaz e pessoal”, finaliza.

As demandas coletivas registradas no decorrer do processo de trabalhos do MP Comunitário foram encaminhadas aos órgãos competentes e serão acompanhadas pelo Ministério Público Estadual. Além disso, está sendo negociada junto à Secretaria de Educação Estadual a possibilidade de instalação de um Núcleo de Mediação Comunitária em uma das salas da Escola Estadual Antônio Ferreira Lima Neto.

SERVIÇO:
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: 3198-1616. Email: asscom@mp.ap.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário