quarta-feira, 25 de maio de 2011

Policiais do Maranhão discutirão técnicas para mediação de conflitos

Com o intuito de discutir alternativas pacíficas para resolução dos mais diversos tipos de conflitos na comunidade, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) promove, a partir desta terça-feira (24), o Curso de Mediação de Conflitos, que tem como tema a “Resolução pacífica de conflitos através do diálogo”.

A capacitação prossegue até quarta-feira (25) e pretende capacitar cerca de 40 agentes de segurança, entre policiais civis e militares guardas municipais de São Luís e São José de Ribamar.

O curso é uma parceria da Fundação Terre des hommes – ajuda à infância (Tdh) com a SSP e conta com o apoio do Ministério da Justiça (MJ) e da Rede Maranhense de Justiça Juvenil. O evento será realizado no Auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), prédio da SSP (Outeiro da Cruz), no horário das 8h às 17h30.

Para ministrar o curso, estará em São Luís, a advogada e mediadora de conflitos, membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Minas Gerais (OAB/MG), Corinne Julie Ribeiro Lopes, pós-graduada em gestão social pela Fundação João Pinheiro e especialista em Direito Processual pela PUC Minas.

Sobre o Curso

Durante os dois dias da programação, os policiais estudarão as diferenças entre Conciliação, Negociação, Arbitragem e Justiça Restaurativa. A Mediação consiste numa técnica que sana pacificamente o conflito por meio da promoção do diálogo entre as partes envolvidas e um mediador que, exercendo uma escuta ativa, estimula as partes ao diálogo eu permite o aparecimento dos reais interesses dos envolvidos.

A ação está em harmonia com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), projeto do Ministério da Justiça que articula políticas de segurança com ações sociais, atuando, juntamente com profissionais de segurança pública, na prevenção e buscando atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.

Justiça Restaurativa

Referência no Maranhão em Justiça Juvenil Restaurativa (JJR), área do direito que busca a solução de conflitos, a Fundação Terre des Hommes ajuda à infância. Tem como foco principal buscar alternativas eficazes para prevenção e resolutividade pacífica dos conflitos, principalmente no atendimento ao adolescente em conflito com a Lei.,

Fonte: Jornal Pequeno On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário