quinta-feira, 5 de maio de 2011

Projeto ‘Corujão’ leva orientação a alunos que vão à escola à noite

Botucatu - A Secretaria Municipal de Segurança lançou na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o projeto “Corujão - segurança urbana noturna”. O objetivo é de aproximar a comunidade escolar, que frequenta as aulas no período noturno, das forças de segurança do Município além de levar informação e orientação sobre violência doméstica, mediação de conflitos, perturbação ao sossego público, cidadania, civismo e ética a toda população que reside próxima às unidades educacionais de Botucatu (100 quilômetros de Bauru).

“Queremos envolver estudantes, professores, funcionários e pais de alunos em uma série de ações de prevenção e combate ao uso e tráfico de entorpecentes e outras drogas que provoquem dependência física ou psíquica e afastar pessoas mal intencionadas do ambiente escolar”, afirma o secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos.

O município tem conseguido reduzir os índices de violência uma política integrada entre as Polícias Civil, Militar e Guarda Civil Municipal justamente pelo trabalho preventivo que executa junto com a comunidade. Projetos como o “Patrulha da Paz” e “Cidadania e Civismo”, que estimulam a conscientização de crianças sobre seus direitos e deveres junto à sociedade, foram lembrados pelo secretário como exemplos de ações preventivas bem sucedidas. “Esta proximidade com a população jovem e adulta era o que estava faltando. Estes encontros poderão inclusive diagnosticar os problemas específicos de cada bairro, fazendo com que reorientemos nosso patrulhamento. Lembramos que a violência deve ser combatida não somente com investimento em armas ou câmeras, que também é necessário, mas principalmente com prevenção através de educação e informação”, completa.

O lançamento do projeto foi acompanhado por representantes das principais forças e entidades ligadas à segurança pública e que atuarão como parceiros da iniciativa. Um deles, Roque Roberto Pires de Carvalho, advogado, salientou que esta união de forças ajudará a atingir um público ainda maior já abrangido pelo projeto “OAB vai à escola”, iniciado em 2010. “Levamos a algumas escolas palestras ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), à família, aos direitos do consumidor, Lei Maria da Penha, entre outros assuntos. Acredito que estamos no caminho certo, com as mesmas metas. Com este projeto, o Corujão, poderemos levar essas informações a mais escolas e mais pessoas”, garante.

Fonte: JCnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário