quinta-feira, 12 de maio de 2011

Integração Jurídica entre cartórios e magistrados será o foco do II Fórum Nacional

Procedimentos realizados por profissionais dessas áreas trazem agilidade nos serviços prestados à população e desafogam o Judiciário

Uma facilidade que poucos cidadãos conhecem: cartórios de todo o Brasil podem realizar casos consensuais de divórcio, inventário e partilha de bens, o que traz rapidez a esses processos. “Essas propostas estimulam as pessoas que estão em conflito a solucionarem rapidamente a questão, por meio de mediação e arbitragem, sem burocracia e com economia de tempo”, destaca o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar. Esses vão ser alguns dos assuntos abordados no II Fórum Nacional de Integração Jurídica que vai acontecer em Foz do Iguaçu. Realizado com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), nos próximos dias 13 e 14 de maio.

Com a Lei 11.441, que existe desde 2007, o período médio para a execução da escritura pública em cartório é de 15 dias, dependendo do número de bens envolvidos na questão. Antes, separações e divórcios só podiam ser realizados na Justiça e o processo era mais demorado. Em casos de inventários sem bens envolvidos, o procedimento, que demorava meses, passou a ser feito até no mesmo dia. Em inventários que existem bens, o procedimento é realizado em até 40 dias, contra meses pelo modelo anterior. No caso dos divórcios, a facilidade do procedimento é uma das vantagens das ações. “Não existe burocracia, desde que o casal atenda aos pré-requisitos, como por exemplo, não ter filhos menores”, explica Bacellar.

Durante o Fórum será firmado um convênio com a Escola Nacional de Magistratura e a Escola Nacional de Notários e Registradores. Com essa parceria, magistrados e cartorários trocarão informações sobre os trabalhos que ambos realizam em suas respectivas áreas o que também irá contribuir para aumentar a agilidade nos processos.

Serviço: O II Fórum Nacional de Integração Jurídica será realizado em Foz do Iguaçu, no Bourbon Resort & Convention, nos dias 13 e 14 de maio. O hotel está situado na Rodovia das Cataratas, Km 2,5. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.anoreg.org.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário