quinta-feira, 5 de maio de 2011

Núcleo de Métodos Consensuais capacitará servidores para mediar conflitos


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, capacitará servidores para atuarem como mediadores e conciliadores.

Os cursos deverão ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano e terão carga horária de 80 horas, conforme determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com Veridiana Monteiro Chaves, assessora pedagógica da Presidência do TJ/Ce e integrante do núcleo, estão sendo feitos estudos para determinar o número de profissionais que serão qualificados.

“Pretendemos treinar inicialmente 60 servidores, mas esse número deve aumentar por conta da instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania”, explicou.

O Centro fará parte do Núcleo de Solução de Conflitos e, depois de implantado, promoverá reuniões de mediação e conciliação.

“No espaço serão prestados ainda serviços aos cidadãos, como emissão de documentos e assessoria jurídica”, destacou Veridiana Monteiro.

Encontro

O Núcleo de Solução de Conflitos do Judiciário cearense recebeu, na manhã de ontem, 4a.feira (04/05), a coordenadora da Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lília Maia de Morais Sales.

No encontro, a professora falou da importância de se investir na qualificação e na sensibilização constante dos profissionais que trabalham com mediação.

Segundo Lília Maia, não é todo profissional que está preparado para atuar como mediador. “É importante ter noção de valorização do ser humano e acolhimento.

O cuidado com o público é fundamental, pois a ideia é incluir e não excluir”, ressaltou.

Fonte: TJ/Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário