segunda-feira, 14 de março de 2011

Lula defende democracia em fórum da Al Jazeera

Ex-presidente falou que, se o Brasil venceu preconceitos, outros países também conseguirão

O ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo (13) de um fórum de discussões promovido pela emissora de TV Al Jazeera, no Qatar.

Lula falou sobre seus oito anos de governo no Brasil, e como o exemplo brasileiro poderia influenciar outros países - especialmente os do mundo árabe.

- Me orgulho de ter sido o primeiro operário eleito presidente no Brasil, e de passar o poder para a primeira mulher. Se o Brasil conseguiu vencer o preconceito duas vezes na hora de escolher seus líderes, os outros países também conseguem.

O fórum, que tratou de questões sobre o Oriente Médio, colocou no centro das atenções as tensões na região e os conflitos ocorridos na Líbia e no Egito.

- É mais fácil entender o Oriente Médio quando entendemos que esses países precisam de mais democracia, mais igualdade e mais liberdade.

Segundo o ex-presidente, as economias desses países ficarão mais fortes, e não mais fracas, com essas mudanças. Lula também criticou a falta de "vontade política" de alguns governantes.

O evento reuniu analistas políticos, representantes de governos e jornalistas. Essa foi a terceira viagem internacional de Lula como ex-presidente. Em fevereiro, ele foi ao Senegal, para participar do Fórum Social Mundial, e também à Guiné, onde participou da cerimônia de início das obras de uma ferrovia da Vale.

Durante seu governo, Lula buscou inserir o Brasil na mediação de conflitos na região, especialmente nas negociações de paz entre israelenses e palestinos e na assinatura, junto com a Turquia, de um acordo sobre o programa nuclear iraniano, esforço que não impediu a imposição de mais sanções ao Irã pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

FONTE: R7 | Agência de Notícias Brasil Árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário