segunda-feira, 21 de março de 2011

INFORME 88: A CONCILIAÇÃO NA 14ª

INFORME NMC 88 E

CLIQUE NA IMAGEM

A 14ª Vara de Família, no Fórum Clóvis Beviláqua, está realizando sessões de conciliação desde maio do ano passado. A iniciativa recebe total apoio do juiz de Direito Yuri Magalhães e do promotor de Justiça Edson Landim. O promotor, aliás, é um entusiasta das práticas extrajudiciais de resolução de conflitos, trabalhando já há 11 anos com a mediação comunitária.

As sessões de conciliação têm obtido bastante êxito. Na última quarta-feira, dia 16, por exemplo, cinco das sete conciliações realizadas tiveram sucesso. As conciliações ficam a cargo dos voluntários Roberto Mendonça, estudante de Direito, e da bacharel em Direito Lilian Gondim.

Para Lilian, participar das conciliações mudou a sua forma de enxergar o Direito: “É a possibilidade de vermos de maneira rápida a Justiça sendo feita, e por nós mesmos”, conclui. Ela explica ainda que o Direito de Família é uma área que casa perfeitamente com os métodos da conciliação. “Muitas pessoas não imaginam que podem resolver seus problemas com a conciliação”, afirma.

A desobstrução da Justiça através dos meios extrajudiciais de resolução dos conflitos passa por um conhecimento maior da população de técnicas como a conciliação e a mediação e por iniciativas voluntárias como a de Roberto Mendonça e Lilian Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário