sexta-feira, 11 de março de 2011

INFORME 87: A PRIMEIRA MEDIAÇÃO DO BJ


CLIQUE NA IMAGEM

O Informe NMC desta semana presta um registro histórico: a primeira mediação realizada no Núcleo de Justiça Comunitária do Bom Jardim, conhecido mais carinhosamente como BJ.

No dia 12 de janeiro último, as partes Danielly Maia e Fernando Medeiros entraram em acordo numa questão envolvendo pensão alimentícia.

O privilégio de mediar o acordo coube à psicóloga do BJ, Valquíria Rezende. “Após uma longa conversa, em que falei sobre a família, vínculos e a necessidade do diálogo, eles entraram em acordo”, comemora.

Participar da primeira mediação no BJ, e com êxito, instou Valquíria a compartilhar com o Informe NMC algumas reflexões que resumimos a seguir.

“De forma geral, observa-se no BJ a grande necessidade de ajuda e esclarecimentos sobre as condutas geradas por eles mesmos no dia a dia, seja em relação às drogas, homicídios e/ou conflitos em geral. Contudo a necessidade de diálogo para resolução do que existe é bastante forte, podendo ser enfatizada a convivência com os demais e do quanto precisamos do outro para viver mais e melhor; o que não atribuiria somente ao BJ, mas ao mundo no qual estamos inseridos, onde o individualismo está em primeiro lugar”, completa. 

Danielly Maia tomou conhecimento da possibilidade de resolver seu problema no Núcleo de Justiça Comunitária através de vizinhos, procurou o Núcleo BJ e, pouco mais de uma semana depois, teve seu conflito resolvido.

Os conflitos sobre pensão alimentícia, como os de Danielly e Fernando, representam a grande maioria das mediações realizadas no BJ, em torno de 67%, de acordo com estatístico dos Núcleos, Dival Aragão.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DOS NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO E JUSTIÇA COMUNITÁRIA DO CEARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário