sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Projeto do TRT 16 facilita troca de informações no Maranhão

Desde 2008, trabalho de comunicação interna do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª. Região, TRT 16 (que abrange o estado do Maranhão), tem reunido, num mesmo projeto, uma nova alternativa para facilitar o fluxo de informações no tribunal, estimular o potencial criativo dos magistrados e servidores na busca para a solução de problemas comuns e, ao mesmo tempo, contribuir para o planejamento estratégico do órgão.

Trata-se do chamado Banco de Idéias, um programa tido como simples, mas que obteve tanto êxito nos últimos meses que o modelo de operacionalização já está sendo adotado em outros locais, como o TRT do Rio de Janeiro e o Ministério Público do Trabalho. Motivo pelo qual faz parte do banco de boas práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – o que permite que seja replicado para todo o país.

Ouvidoria - Na prática, o Banco de Idéias do TRT 16 funciona como uma ouvidoria interna do tribunal, com atuação mais propositiva, já que em vez de receber apenas críticas, denúncias e reclamações, favorece o clima organizacional do tribunal e a interação entre servidores e magistrados. O programa foi desenvolvido pela assessoria de comunicação do TRT e objetiva despertar o potencial criativo e inovador de toda a equipe para a solução de problemas corporativos.

De acordo com informações da assessoria, com a implantação do planejamento estratégico do TRT 16, em 2009, o Banco passou a coletar, também, sugestões sobre tal planejamento. Assim, além de ser um canal para coleta de alternativas voltadas para a resolução dos problemas corporativos, o Banco de Idéias também atua como painel de contribuição individual para que sejam depositadas as sugestões a serem agregadas aos programas, projetos, ações e atividades do planejamento estratégico do tribunal.

Já na primeira etapa, o projeto recebeu 41 propostas. Dessas, 12 foram implantadas na sua totalidade e cinco, parcialmente. Outras 15 que receberam parecer favorável da comissão e foram encaminhadas às unidades gestoras, aguardam encaminhamento. Outras duas estão em análise e apenas sete foram indeferidas. Segundo a assessoria de comunicação do tribunal, ao dar eco às propostas, o projeto cria um canal direto entre magistrados, servidores e a administração do TRT 16.

Banco do CNJ – Desde que foi criado, o Banco de Boas Práticas de Gestão do CNJ é um instrumento de registro sistemático – de divulgação interna e externa – das melhores práticas de gestão aplicadas ao Poder Judiciário. O banco tem permitido a vários tribunais adotar modelos de gestão implantados por outros, com sucesso, uma vez que a finalidade do programa é, justamente, promover o compartilhamento e a socialização do capital intelectual dos integrantes do Judiciário, num processo de estímulo à melhoria contínua dos processos e, conseqüentemente, da qualidade dos serviços prestados.

Mas o Banco de Boas práticas também objetiva a expansão do conhecimento de interesse público, bem como o reconhecimento e esforços das equipes de trabalho.

Estão catalogadas, no banco do CNJ, projetos de todos os tribunais brasileiros que demonstrem melhorias obtidas em processos de trabalho, prestação de serviços, satisfação do público-alvo e alcance das metas estratégicas do Judiciário.

Hylda Cavalcanti
Agência CNJ de Notícias

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