segunda-feira, 15 de setembro de 2014

85% DOS CONFLITOS FORAM MEDIADOS

Matéria do site Caririaçu Alerta - segue link: http://caririacualerta.com.br/85-dos-conflitos-foram-mediados/



A morosidade da Justiça tem obrigado o Poder Judiciário a encontrar maneiras de desafogar o sistema. A mediação comunitária é uma das alternativas que mais tem mostrado resultados. Somente nos primeiros seis meses deste ano, 85,37% dos conflitos que chegaram aos núcleos foram resolvidos, de acordo com dados do Programa dos Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária do Ministério Público do Ceará (MP-CE).
Em todo ano passado, foram abertos 5.207 procedimentos e 3.384 mediações realizadas. O êxito foi de 83,59%. Pirambu foi o bairro com o maior número de procedimentos, 1.102 no total.
No primeiro semestre de 2014, houve a abertura de 2.537 procedimentos e 1.407 mediações aconteceram. Com 334, mais uma vez, o Pirambu foi o bairro com mais intervenções.
Segundo o coordenador do programa do MPCE, promotor de Justiça Francisco Edson de Sousa Landim, a mediação é processo informal e simples. Por isso, diferentemente da Justiça, é realizado rapidamente. “Se não fosse a mediação, a maioria desses casos virariam processos na Justiça ou demanda reprimida”.
Em comemoração à Semana do Mediador Comunitário, o Programa dos Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária do MPCE homenageará, no próximo dia 19, às 9h, os mediadores comunitários pelo trabalho desempenhado nos 11 núcleos de mediação comunitária no decorrer dos últimos 15 anos no o Ceará. O evento ocorre no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, no Bairro José Bonifácio.
Mais informações
Coordenação dos Núcleos de Mediação, localizada na Rua 25 de Março, nº 280, no Centro. Telefone para contato: (85) 3231-1792

Nenhum comentário:

Postar um comentário