quarta-feira, 20 de julho de 2011

Repórter Justiça fala da nova realidade do judiciário brasileiro


O Repórter Justiça desta semana vai mostrar como a conciliação pode ser usada e ajudar na solução de um dos maiores problemas do poder judiciário brasileiro que é a massa de milhões processos que tramitam nas diversas instâncias deste poder da república.

Pela justiça brasileira são anualmente 87 milhões de processos que entram em tramitação; nesse mesmo período, pouco mais de 26 milhões de processos chegam a um resultado final por sentença ou acórdão. Por conta dessa disparidade numérica, a busca por soluções alternativas eficazes para dar celeridade aos processos é uma constante.

A arbitragem, a mediação e a conciliação podem ser bons instrumentos para se alcançar o objetivo final. Visando ampliar a informação e melhorar o conhecimento sobre a eficácia destes procedimentos, o assunto ganhou destaque com a realização do seminário "CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DA POLÍTICA JUDICIÁRIA NACIONAL", promovido pelo Supremo Tribunal Federal na cidade de São Paulo.

Para o Ministro Cezar Peluso, presidente do STF, "... é preciso difundir a cultura da conciliação e tomá-la como uma via alternativa ao jurisdicionado, à disposição do poder judiciário na tarefa substantiva de pacificador social."



Fonte: TVJustiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário