quarta-feira, 20 de julho de 2011

CONVITE

Os Núcleos de Gênero Pró- Mulher do Ministério Público convidam para o II Ciclo de Debates sobre Violência e Gênero, que será realizado no dia 05 de agosto de 2011 na Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP). O evento tratará da Inter-Relação da Violência Doméstica e Familiar e a Dependência Química.


Os Núcleos de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público atuam, prioritariamente,
na garantia da transversalidade de gênero nas ações do Ministério Público, na formulação e implementação de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero, na conscientização sobre os efeitos pessoais e sociais negativos da violência contra as mulheres e na correta aplicação das leis e tratados internacionais relativos às mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero.



Os debates se destinam aos Membros do Ministério Público, Membros da Magistratura, Defensores Públicos, Delegados de Policia, Advogados, Servidores do Ministério Público e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas através do site: www.mp.ce.gov.br/esmp 


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ABAIXO




II CICLO DE DEBATES SOBRE VIOLÊNCIA E GÊNERO


A Inter-Relação da Violência Doméstica e Familiar e a Dependência Química
Coordenação: Núcleo de Gênero Pró-mulher do Estado do Ceará


8:00h  - Credenciamento 


8:30h - Abertura 
Dra. Maria do Perpétuo Socorro França Pinto - Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Ceará, Dra. Maria Magnólia Barbosa da Silva - Procuradora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher de Fortaleza, Dra. Valeska Nedehf do Vale - Promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de combate à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e Dr. Anailton Mendes de Sá Diniz Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de combate à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher


9:00h - Apresentação - Camerata da Universidade de Fortaleza - UNIFOR
9:30h – As expressões contemporâneas da violência
Palestrante - Dr. José Jackson Coelho Sampaio, Psiquiatra e Professor do Doutorado da UECE.
Presidente de Mesa - Deputada Fernanda Pessoa
Debatedores - Dra. Liduina Maria de Sousa Martins, Promotora de Justiça do Núcleo de Gênero da Comarca de Sobral e Dr. Leonardo Sá, Doutor em Sociologia pela UFC e Professor do Mestrado em Sociologia da UFC. 


10:40h - A dependência química como potencializadora da violência doméstica contra a mulher 
Palestrante - Dra. Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, Promotora de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá - Mato Grosso
Presidente de Mesa - Dra. Maria Magnólia Barbosa da SIlva, Procuradora de Justiça/CE
Debatedores - Dr. Anailton Mendes de Sá Diniz, Promotor de Justiça da Promotoria de combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza/CE e Dra. Valeska Nedehf do Vale, Promotora de Justiça da Promotoria de combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Fortaleza/CE . 


11:45h - Intervalo  


13:30h - Que violência é essa
Palestrante - Profª Magaly Ferreira Mendes, Psiquiatra do HSMM, Psicanalista e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.
Presidente de Mesa - Deputada Eliane Novais
Debatedores - Dra. Luciana de Aquino Vasconcelos Frota, Promotora de Justiça de combate às drogas e Dra. Ana Cristina Teixeira Barreto, Defensora Pública do NUDEM. 


14:30h - Álcool, drogas e compulsões
Palestrante  -  Pastor Nelson  Roberto Massambani,  Teólogo  e  especialista  em  prevenção  em  dependência química, Igreja Batista Celebrando Restauração.
Presidente de Mesa - Vereadora Eliana Gomes
Debatedores - Dra. Graça Quental, Juíza da Vara de Penas Alternativas e Dra. Socorro Fagundes, Psicóloga da Vara de Penas Alternativas.


15:30h - Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário