segunda-feira, 11 de abril de 2011

INFORME 91 - NEM TODO LIXO É LIXO

CLIQUE NA IMAGEM

Uma iniciativa de compromisso com o meio ambiente está sendo desenvolvida pelos Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária do Ceará através da coleta seletiva do lixo. O projeto envolve os oito Núcleos, distribuídos entre os bairros de Fortaleza e os municípios de Caucaia, Pacatuba e Russas.

A ideia da coleta seletiva surgiu durante uma reunião com os supervisores dos Núcleos. O promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação, Francisco Edson Landim, sugeriu que cada Núcleo cuidasse do seu lixo, visando a importância da reciclagem.

O sistema irá funcionar da seguinte forma: cada Núcleo receberá um 'kit' de lixeiras que foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (SEMAM) e Regional IV, nas quais o lixo é dividido em úmido (fraldas descartáveis, lenços de papel, guardanapos) e seco (papel, vidro, plástico).

O objetivo desse trabalho é selecionar melhor o lixo, facilitando o trabalho posterior de reciclagem. O procedimento está previsto na Lei de Resíduos Sólidos (12.305/2010) que fixa como parâmetros que a sociedade e o Estado devem tratar de forma adequada o lixo.

Além disso, alguns Núcleos já estão preparando a criação de um banco de inscrições para catadores da comunidade, que poderão recolher o lixo seco para reciclagem. Como é o caso do Núcleo do Bom jardim que se antecipou e já está recebendo inscrições.

Para o Coordenador dos Núcleos de Mediação, Francisco Edson Landim, a expectativa desse projeto é “lançar um ciclo de responsabilidade ambiental, educando cada comunidade, através do exemplo dos Núcleos, a fazer a sua própria coleta seletiva em casa.” completa.

A entrega das lixeiras aos Núcleo está prevista para os próximos dois meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário