segunda-feira, 25 de abril de 2011

INFORME 93 - ESCOLA DOM ALMEIDA LUSTOSA DISCUTE MEDIAÇÃO ESCOLAR

CLIQUE NA IMAGEM

No dia 12 de abril, na escola Dom Antônio de Almeida Lustosa, dirigida por Armênia Holanda, foi realizada a primeira palestra sobre Mediação Escolar e Prevenção à Violência Doméstica Contra a Criança e o Adolescente.
O evento teve o objetivo de trazer a mediação para o conhecimento dos professores, alunos e pais, no sentido de criar a opção de solução de conflitos no ambiente escolar.

A Palestra foi proferida pela Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Antônia Lima Sousa, que explicou que a mediação escolar promove um espaço de diálogo, onde os estudantes apresentam suas diferenças e redesenham seus papéis de forma participativa, dinâmica e pacífica através do diálogo.

A grande importância de implantação da mediação na escola é tentar restabelecer laços rompidos entre alunos e professores naquele ambiente, principalmente entre os alunos, já que é muito comum na fase escolar a prática do 'bullying'.

O 'bullying' se caracteriza por agressões físicas ou verbais, feitas de maneira repetitiva por um ou mais alunos contra um ou mais colegas.

Nessa perspectiva, o Programa dos Núcleos de Mediação, Coordenado por Francisco Edson Landim, pretende lançar na Escola Dom Almeida Lustosa um projeto piloto de Mediação Escolar, que visa transformar uma sala de aula em uma sala de mediação de conflitos para os alunos.

Para discussão do projeto piloto de mediação escolar, haverá uma próxima reunião, 28 de abril, às 18h, na escola Dom Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário