sexta-feira, 7 de março de 2014

MEDIAÇÃO ESCOLAR: MP FIRMA TERMO DE COOPERAÇÃO COM PREFEITURA DE FORTALEZA E ONG TDH






 O Ministério Público do Estado do Ceará firmou hoje (7) um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Fortaleza e a ONG Terre des Hommes (TdH) para iniciar um trabalho de mediação de conflitos em escolas públicas da Capital. A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. O documento foi assinado pelo procurador-geral, Ricardo Machado; pelo coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária do MP, Edson Landim; pelo secretário de Educação do Município, Ivo Ferreira Gomes; pelo secretário de Segurança Cidadã, Francisco José Veras de Albuquerque; e pelo presidente da TdH no Brasil,  Santelmo Albuquerque de Lima.
                 Além deles, compuseram a mesa de abertura o vereador Benigno Junior e o diretor-adjunto da Guarda Municipal de Fortaleza, Edgard Fuchs. Também compareceram ao evento diretores de escolas, professores e estudantes.  “É importante contribuir para a pacificação e a harmonização do ambiente escolar, que não se resume aos muros da escola, e sim transpõe as grades, atingindo as comunidades e se transformando numa rede”, afirmou Ricardo Machado, ressaltando o caráter tentacular da mediação. Para Edson Landim, o trabalho é o caminho para sedimentar uma cultura de paz: “Meu sentimento aqui é de muita paz e cooperação. Eu vejo isso pelo fato de as secretarias terem se disponibilizado a assinar o termo”, disse.
                 Inicialmente, serão escolhidas seis instituições municipais para participar do projeto. A proposta é envolver toda a comunidade escolar e possibilitar a resolução de conflitos de forma diplomática, através da mediação. A previsão é de que o curso de formação dos profissionais, com 40 horas/aula, seja ofertado até abril.
                 De acordo com o presidente da TdH,  Santelmo Albuquerque de Lima, a mediação e as práticas restaurativas têm dado boas respostas não só no Brasil, mas em outros países, principalmente como forma de prevenir a violência. “Se o tráfico, por exemplo, faz um trabalho consorciado, o embate a isso também precisa ser conjunto”, destacou. Para o secretário Ivo Gomes, o convênio firmado com o MP e a ONG pode ajudar as escolas a se tornarem ambientes mais pacíficos. “Sou muito agradecido ao Ministério Público por essa parceria. A gente fica muito feliz ao encontrar instituições dispostas a nos ajudar em áreas com as quais não temos intimidade, já que o nosso foco mesmo é a aprendizagem dos alunos. (…) O clima de tensão que ronda as escolas tem sido uma grande preocupação”, manifestou.
                Após a assinatura do termo de cooperação, foi realizada uma palestra sobre a importância da mediação na prevenção da violência nas escolas, ministrada pela doutora em Educação Sinara Neves, da Universidade da Integração Nacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). 


Leia mais: http://www.fortaleza.ce.gov.br/noticias/educacao/gestores-municipais-assinam-termo-de-cooperacao-para-mediacao-de-conflitos-nas

Nenhum comentário:

Postar um comentário