sexta-feira, 12 de julho de 2013

Programa Núcleos de Mediação é 2° lugar no Prêmio CNMP

Via PGJ



logomp.jpg    O Programa Núcleos de Mediação Comunitária, coordenado pelo promotor de Justiça Edson Landim, foi agraciado com o segundo lugar na categoria “Diminuição da Criminalidade e da Corrupção” do Prêmio CNMP. A decisão foi divulgada ontem (11) pela Comissão Julgadora do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 6 de agosto, na sede do CNMP, em Brasília, quando os ganhadores receberão troféus e terão as iniciativas relatadas numa publicação lançada pelo Conselho.

     Os Núcleos de Mediação Comunitária têm o objetivo de ampliar a atuação extrajudicial como forma de pacificação de conflitos. O programa foi criado em 2007, na gestão do então procurador-geral de Justiça, Manuel Lima Soares. Em 2008, na gestão da então procuradora-geral, Socorro França, o MP passou a gerenciar as Casas de Mediação. Segundo o promotor de Justiça Edson Landim, o programa tem uma função bastante relevante inclusive no processo de diminuição da violência nas comunidades, pois promove a cidadania, a democracia e a paz social. Hoje já existem 10 Núcleos de Mediação em Fortaleza, espalhados por diversos bairros da cidade.

     O Ministério Público do Estado do Ceará teve dois projetos classificados entre os finalistas para concorrer à primeira edição do Prêmio CNMP. Além do programa Núcleos de Mediação, também estava na disputa o projeto de implantação do sistema de informação “Arquimedes”, gerido pelo setor de Tecnologia da Informação do MP.

     Para o Prêmio CNMP, foram escolhidos o primeiro, o segundo e o terceiro lugar nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Diminuição da Criminalidade e da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Regulamentação; Eficiência Operacional; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação. Também foram selecionados projetos que receberão menção honrosa.

     Veja a lista dos vencedores aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário