sexta-feira, 19 de julho de 2013

MP Comunitário de Alagoas realiza V Oficina de Formação Continuada em Mediação de Conflitos

Notícia via site boainformacao.com.br


Foi realizada nesta semana a V Oficina de Formação Continuada em Mediação Comunitária de Conflitos, no bairro do Vergel do Lago. O programa Ministério Público Comunitário organizou o evento, que teve como tema“Cuidando do Mediador” nessa edição. O objetivo da oficina é promover uma reflexão sobre a ética enquanto dimensão indissociável da mediação de conflitos.

A abertura do evento contou com uma aula de dança ministrada pelo professor Marcos André da Silva. Logo em seguida, as profissionais de psicologia e serviço social do programa fizeram uma abordagem sobre a ética, construção sócio-histórica e os princípios da mediação de conflitos.

As oficinas de formação continuada acontecem todos os meses na sede no MP Comunitário e são facilitadas pela equipe do programa para o reforçar o processo constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários ao trabalho do mediador, segundo a coordenação do programa. Esse processo é realizado após o curso básico de mediação de conflitos, que visa assegurar um intercâmbio da teoria com a prática, promover uma reflexão crítica estimular uma atitude investigativa sobre as dimensões da mediação de conflitos.

A constante preparação dos mediadores de conflitos é uma ação imprescindível diante da dinâmica de trabalho que realizamos junto à comunidade do Vergel do Lago, uma vez que os mediadores estão em contato direto com a realidade vivenciada na comunidade e precisam atualizar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades de acordo com as demandas que vão surgindo na formação.” afirmou o coordenador do programa e promotor de Justiça, Cláudio Malta.

Equipe de profissionais

Os mediadores de conflitos atuam diariamente na sede do Programa Ministério Público Comunitário atendendo os casos de conflitos existentes entre os moradores do Vergel do Lago e bairros adjacentes. As maiores demandas apresentadas estão relacionadas aos conflitos decorrentes de relações familiares, seguindo-se os conflitos de relação de vizinhança. Os mediadores também contam com o apoio operacional do programa para o trabalho desenvolvido pela comunidade. Um equipe de profissionais garante qualidade e efetividade nas mediações realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário