sexta-feira, 19 de julho de 2013

Núcleo cearense encerra 4ª turma de curso de mediação


O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), encerrou, na sexta-feira (5/7), a quarta turma do Curso de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O treinamento, realizado na Escola Superior da Magistratura do Estado (Esmec), capacitou 24 servidores e voluntários da Justiça estadual para atuarem como mediadores.


Durante o encerramento, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, supervisora do Nupemec, destacou a importância do trabalho voluntário e disse que a prática da mediação está cada vez mais fortalecida. A magistrada também ressaltou que o conhecimento técnico adquirido será aprimorado com o estágio supervisionado.

O curso teórico teve início no dia 5 de junho, sendo realizado às segundas e às sextas-feiras, totalizando 40 horas/aula. A próxima etapa será prática e ocorrerá no 25º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) e no Centro Judiciário do Fórum Clóvis Beviláqua. O diretor-executivo do Nupemec, Mário Felipe Abreu, explica que os voluntários precisam realizar 10 sessões de conciliação ou mediação para concluir o estágio.

O treinamento em sala de aula foi ministrado por Tereza Mônica Sarquis, servidora do 25º JECC, e Maria Célia Moreira, voluntária com formação em pedagogia. Elas também vão orientar os alunos durante a fase prática. A iniciativa está em consonância com a Resolução nº 125 do CNJ, que dispõe sobre a política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.

A servidora Thereza Viviane Gomes, que trabalha na 2ª Vara de Quixadá, considerou o curso bastante proveitoso. "Eu já atuava como conciliadora e utilizava conhecimentos advindos de minha formação em psicologia. O treinamento, porém, me deu um novo olhar, pois aqui aprendemos técnicas específicas, muito úteis para a atividade de mediação", disse.

Fonte: TJCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário