quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MP realiza 1ª Reunião do Grupo de Estudo em Mediação e Solução de Conflitos

O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará realiza nesta sexta-feira (4) a 1ª Reunião do Grupo de Estudo em Mediação e Tratamentos Adequados de Solução de Conflitos (GEM-tasc). O encontro ocorre às 9 horas, na sede da Coordenação dos Núcleos de Mediação (rua 25 de março, 280 – Centro). A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e a Terres des Hommes apóiam a iniciativa.

      Com o tema Experiências e Vivências em Grupos de Estudos, a reunião contará com a participação de universidades, organizações não-governamentais e representantes do Tribunal de Justiça. O objetivo é estimular a produção acadêmica e científica sobre questões relacionadas à mediação, conciliação e práticas restaurativas.

      Na pauta de discussões estão previstas a organização do calendário de reuniões, a escolha dos temas e a publicação de um livro. “Contaremos com 10 artigos e a previsão é que seja publicado neste primeiro semestre”, antecipa o coordenador dos Núcleos de Mediação, promotor de Justiça Edson Landim.

      Escola Estadual de Mediação

      Outra intenção da Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE é a criação da Escola Estadual de Mediação (EESM). Com o objetivo de disseminar técnicas de resolução extrajudicial de conflitos e promover o acesso à Justiça, estão previstos cursos de capacitação para formação de mediadores, conciliadores e instrutores; seminários, conferências e debates sobre solução de conflitos; estímulo à ampliação da produção científica e acadêmica sobre os temas relacionados à mediação; entre outros.

     Segundo Landim, são 10 supervisores de núcleo que trabalham diariamente com mediação no Ceará. “Queremos capacitar ainda mais”, completa. A ideia é que a EESM seja vinculada à Escola Nacional da Mediação (Enam) – instituição recém-criada pela Portaria 1920/2012, do Ministério da Justiça.
 
Fonte: Ascom / MP Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário