sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Informe 183 - Início das Atividades em 2013


Clique na imagem para ampliar

Ainda em recesso forense, os Núcleos de Mediação Comunitária já iniciaram suas atividades no ano de 2013.

Realizou-se na manhã de hoje, dia 04 de janeiro, a I Reunião do Grupo de Estudos em Mediação e Tratamento Adequados de Solução de Conflitos (GEM – Tasc). Na ocasião estiveram presentes representantes de diversos seguimentos da sociedade que tem interesse sobre o assunto. Entre eles estavam a Procuradora de Justiça, Dra. Vanja Fontenele, o Diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP),Dr. Benedito Augusto.

Um dos momentos importantes deste primeiro encontro do grupo foi um breve histórico da mediação comunitária no estado do Ceará proferido pela Procuradora Vanja Fontenele.  Dr. Benedito também falou da experiência que teve em Brasília quando do lançamento da Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM) e deixou a disposição a ESMP para a realização dos encontros do grupo nas quintas-feiras.

Em um outro momento da reunião foram definidos o calendário de reuniões do grupos bem como as diretrizes e objetivos a serem seguidos.

A associação Terres de Hommes também contribuiu apresentando a sua experiência e metodologias utilizadas em seu grupo de estudos. 

Os principais objetivos do grupo são:

1)Fomentar a atividade de produção acadêmica (elaboração de artigos, monografias, dissertações, etc.) com a temática da mediação de conflitos e/ou justiça restaurativa e demais métodos de resolução de conflitos;

2)Promover estudos, pesquisas, conferências, seminários, debates e demais eventos sobre questões relacionadas aos temas específicos do grupo e/ou temas conexos.

3)Instituir, junto com o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP) e a Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM) a Escola Estadual de Mediação de Conflitos.
    


Nenhum comentário:

Postar um comentário