terça-feira, 20 de novembro de 2012

Informe 176 - Projeto Capacitação Continuada

Clique na imagem para ampliar

No último dia 14 de novembro  do corrente ano, o Núcleo de Mediação Comunitária de Caucaia/FATENE promoveu a palestra: “Pensão Alimentícia – Direitos e Deveres” (cartaz informativo ao lado) ministrada pela Advogada e especialista em direito de família  e sucessões pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Patrícia Palhano, que falou aos mediadores e universitários presentes sobre os principais assuntos relacionados ao tema.

O objetivo da Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária (CNMC) como esta palestra é informar e capacitar os mediadores comunitários não apenas em mediação de conflitos mas sobre diversos temas que possam ajudá-los no desenvolvimento de suas atividades, por entender que a formação deve ser contínua, colaborando assim com a fixação dos mediadores.

O tema pensão alimentícia foi escolhido por se tratar de tema bastante frequente nos Núcleos, objeto de muitas mediações e orientações de cunho sócio jurídico.

Foi entregue ao participantes no dia material didático que continha as dúvidas mais frequentes sobre o assunto, explicando-se através de linguagem simples e objetiva.

Dentre vários aspectos, foi trabalhado conceitos básicos, a fundamentação acerca do tema, quem pode pedir pensão alimentícia e a quem pedir, onde solucionar a situação, tanto de modo extrajudicial (mediação) quanto judicialmente.

O momento foi de muita interação entre participantes e palestrante, levando-se em consideração o  grande interesse dos presentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário