sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Seminário Mediação Comunitária como Instrumento de Cidadania na FIC


No dia 05 de novembro de 2010, a supervisora administrativa do Núcleo de Mediação de Parangaba, Karine Paes de Carvalho, e a assistente social do Núcleo de Justiça Comunitária da Grande Messejana, Germana Ferreira Mota, estiveram presentes na Faculdade Integrada do Ceará – FIC para ministrarem uma palestra na disciplina de “Direito e Cidadania” do curso de Direito, a pedido de um grupo de alunos da referida disciplina. A palestra contou com a presença de 24 alunos.

No primeiro momento, a equipe de alunos apresentou aos colegas um vídeo, produzido pelos mesmos, durante uma visita ao Núcleo de Mediação de Parangaba. O vídeo expôs de forma simples a essência da mediação, além de retratar um pouco da realidade das ações dos mediadores comunitários.

Posteriormente, a supervisora Ana Karine iniciou a exposição do Programa Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará, contando a trajetória da mediação comunitária de conflitos no Estado do Ceará até chegar a gerencia atual do Ministério Público.

A assistente social Germana falou da função da equipe multidisciplinar, essencialmente, a função de apoio, visto que atua cotidianamente na capacitação dos agentes comunitários/mediadores no que concerne à legislação brasileira e a mediação comunitária de conflitos. Foi ressaltado que os agente comunitários/mediadores não aplicam a letra da lei, mas facilitam acordos dentro dos limites da legalidade, por isso a importância de tais conhecimentos.

Por fim, os alunos foram convidados a conhecerem os Núcleos do Ministério Público, estando abertos para a prática voluntária de estágio. Também foram informados acerca do procedimento de seleção para agentes comunitários/mediadores do Núcleo de Justiça Comunitária do Grande Bom Jardim, sendo explicados os requisitos necessários para tal participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário