terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Ler para crer" conquista prêmio nacional

O projeto "Ler para Crer: metodologias para a implantação de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses", da UFC, recebeu o Prêmio Viva Leitura 2010, na categoria "Instituições, ONGs e universidades".

A Profª Lídia Eugênia Cavalcante, do Departamento de Ciências da Informação da UFC, coordenadora do projeto, recebeu a premiação no último dia 19, em Brasília. Trata-se do maior prëmio entregue no Brasil para iniciativas de incentivo à leitura.

O "Ler para Crer", criado em 2008, foi selecionado entre 1.829 projetos inscritos em todo o País. Foram premiados três deles e cada um recebeu R$ 30 mil.

As outras experiências vencedoras foram as do Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele, de Poços de Caldas/MG (categoria Bibliotecas Públicas e Privadas) e Cafeteria Sabor Literário, da cidade de Parnamirim/RN, na categoria Escolas Públicas ou Privadas.

O prêmio é coordenado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com patrocínio da Fundação Santillana, da Espanha.

Implantado há dois anos, o "Ler para Crer" vem recebendo premiações desde o ano de sua criação. Em 2008 foi o único do Ceará distinguido pelo Programa de Extensão Universitária (ProExt 2008), dos ministérios da Educação e da Cultura, que contemplou outras 96 iniciativas. Na época, recebeu R$ 29.998,00 para execução de atividades nas áreas de leitura e cidadania.

De acordo com a Profª Lídia Eugênia, o projeto atualmente beneficia três municípios cearenses: Itaitinga, Redenção e Aquiraz. Ao todo foram inauguradas nove bibliotecas pela comunidade das cidades visitadas, que recebem apoio do município e orientação da UFC através do Curso de Biblioteconomia.

A Profª Juliana Buse é a coordenadora adjunta do projeto, com o qual colaboram outros docentes do curso de Biblioteconomia, assim como alunos bolsistas e voluntários, totalizando cerca de 25 colaboradores.

Fonte: Profª Lídia Eugênia Cavalcante, do Departamento de Ciências da Informação da UFC - (fone: 85 3366 7706)

Nenhum comentário:

Postar um comentário