terça-feira, 26 de outubro de 2010

RELATÓRIO DA APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA NA FIC


O presente relatório refere-se a palestra ministrada pelo Coordenador do Programa Núcleos de Mediação Comunitária Dr. Edson de Sousa Landim, sobre o Programa Núcleos de Mediação Comunitária.

O evento ocorreu no Auditório da FIC, e contou com a presença de aproximadamente 200 estudantes do curso de Direito desta Faculdade, a convite do Promotor de Justiça e Professor da FIC, Dr. Humberto Ibiapina.

Dr. Landim explanou sobre o Programa em questão, ressaltando os benefícios que o mesmo traz para as comunidades atendidas, tais como redução da violência e promoção da paz social, assim como o estímulo ao diálogo. Enfatizou a importância dos mediadores na resolução dos conflitos, relatou sobre o funcionamento e estrutura do Programa. Apresentou os Núcleos existentes no Ceará, os conflitos que podem ser mediados e as estatísticas referentes ao 1o semestre de 2010, onde consta que a maioria dos casos atendidos na mediação obtém objetivos alcançados.

A Psicóloga Luciana Walraven relatou sobre a Equipe Multidisciplinar, citando as áreas de atuação técnica, que o Programa dispõe, e descreveu as principais atribuições, dentre elas a função de aprimorar e desenvolver o trabalho dos mediadores comunitários nos Núcleos.

Em seguida, o Coordenador colocou à disposição os Núcleos de Mediação Comunitária para os estudantes que desejarem obter uma experiência prática de estágio voluntário, devendo o interessado comparecer a Coordenação dos Núcleos para receber encaminhamento e orientações necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário