sábado, 30 de outubro de 2010

Ata da II Reunião da Coordenação dos Núcleos com a Equipe de Messejana



Ao dia vinte e seis de outro do ano de dois mil e dez na sede da Coordenação dos Núcleos de Mediação localizado na Rua 25 de março, 280 foi realizada a segunda reunião entre a Equipe Técnica do Núcleo de Justiça Comunitária da Grande Messejana e a Coordenação dos Núcleos de Mediação. Estavam presentes na reunião, o Coordenador dos Núcleos de Mediação, Dr. Landim bem como toda a Equipe Técnica do Núcleo de Justiça Comunitária da Grande Messejana, Larissa, Renata, Cristiane e Germana. Contamos também com a presença da Luciana e do Vinicius.

Como primeiro ponto em nossa pauta discutimos sobre o planejamento estratégico de 2011 na oportunidade, Dr. Landim ressaltou que no ano de 2011 quer adotar o modelo de gestão pró-ativo no Programa de Mediação, e ressaltou a importância de não ficarmos presos ao Núcleo indo também ao encontro da Comunidade. Ressaltou também a importância de alimentarmos a rede social. De não ficarmos presos a um modelo reativo, que só reage à demanda. Fomentar o empoderamento da comunidade para com o Núcleo fazendo com que esta se descubra dona do Núcleo.

Foi levantada também a sugestão de convidar a rede social para agregar na construção do planejamento de 2011. Germana explicou nesse momento que na próxima reunião Supervisionada do Núcleo de Messejana, os agentes seriam informados do planejamento e que será pedido à eles sugestões para o planejamento. Ainda sobre o planejamento de 2011, Dr. Landim enfatizou que durante todo o próximo ano irá acompanhar de forma sistemática o trabalho de cada Núcleo em cima do planejamento que irá ser feito.

Seguindo a pauta, o próximo ponto abordado foi o Projeto Boas Práticas, Dr. Landim ressaltou a continuidade do projeto em 2011 e intensificou dizendo que todas as práticas feitas pelos Núcleos que forem consideradas boas práticas receberão um selo e ganharão também um prêmio. Outro ponto abordado foi o bazar social dos Núcleos. Dr. Landim perguntou como estavam os andamentos para o bazar. Renata explicou então que, devido na comunidade do Curió já ter muitas movimentações em forma de bazar, foi-se pensado através da sugestão do agente comunitário Josélio, de fazermos um bingo. Para este já estava definida a data que será dia 04 de dezembro às 18:30 e que os preparativos já estão em andamento.

O próximo assunto abordado foi o projeto adote um copo, todos na reunião receberam do Dr. Landim o folder sobre o projeto e foi estimulado a divulgação do mesmo e também a importância de colocá-lo em prática efetivamente. O próximo ponto foi sobre a mobilização social no terminal. Dr. Landim elogiou a iniciativa da manifestação feita pelo Núcleo da Messejana, ressaltando que teve mais aderência do que a própria movimentação na praça do ferreira e disse que seria importante a continuidade da movimentação por todos os núcleos.

Outro tema discutido foi a coleta seletiva de Lixo. Sobre a implantação da coleta seletiva de lixo, Dr. Landim disse que um ofício será feito para solicitar as lixeiras adequadas para a coleta seletivas. Foi dada também a sugestão para que procurássemos dentro de nossa comunidade alguma ONG ou outra instituição que trabalhe com o recolhimento da coleta seletiva, para que se possa fazer uma parceria. Outro ponto discutido foi a respeito do Projeto Mesa Redonda, onde Dr.Landim fez a sugestão de fazermos nos núcleos todas nossas reuniões em forma de mesa redonda, enfatizando um melhor aproveitamento e resultados com o projeto.

Como último ponto tivemos o Trabalho em Equipe, onde Dr. Landim desejou saber como estava o trabalho em equipe no Núcleo da Messejana. Germana salientou que agora que a equipe está mais completa acredita que o planejamento de 2011 será bem mais estruturado e pautado no que efetivamente é possível se fazer.

Renata dos Reis Ripardo.

Fortaleza, 29 de Outubro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário