segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Curso prepara jovens para mediação de conflitos e cultura de paz


O Coordenador Geral de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Fábio Potiguar Santos, vem a Fortaleza para ministrar palestra no seminário de abertura do curso Direitos Humanos, Cultura de Paz e Mediação de Conflitos. Será quarta-feira (6), 14h, no Centro Cultural Bom Jardim, como parte do Projeto Jovens Agentes de Paz (JAP).

O projeto e o curso são promovidos pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), que organizou, como aula inaugural, o Seminário sobre Educação em Direitos Humanos para a Juventude – A paz é a gente que faz – com direitos humanos e justiça social. O endereço do Centro Cultural Bom Jardim é Rua Três Corações, n° 400 – Bom Jardim

O curso terá duração de 32h presenciais e 32h práticas experimentando práticas não-violentas e a vivência de valores humanos por meio de iniciativas de arte, cultura, esporte, formação política e grupos de diálogos nas escolas públicas.

A Coordenadora do CDVHS, Marileide Luz, informa que o Centro está desenvolvendo o Projeto Jovens Agentes de Paz com o objetivo de capacitar 100 jovens como Agentes Promotores da Cultura de Paz. Eles irão atuar “na criação e engajamento em Grupos de Diálogos (GDs) e de ações políticas em cinco escolas públicas do Território da Paz, nos bairros do Grande Bom Jardim com maiores índices de violência segundo pesquisas oficiais”, esclarece.

De acordo com Marileide, os jovens do Projeto terminaram, na última semana, a pesquisa denominada “Juventude, Território e Violência – Cotidiano e Cultura de Paz”, sob coordenação dos professores Geovani Jacó e Rosimeire Almeida, do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa, em parceria com o CDVHS está fase de tabulação de dados. Posteriormente as informações serão analisadas e divulgadas.

“O objetivo da pesquisa é compreender a realidade da violência nas escolas do Bom Jardim a partir de um trabalho reflexivo que tenciona pensar, em seu processo de realização, as experiências dos jovens como elemento fundamental para construção de novos conhecimentos a respeito da temática investigada e de pistas de intervenção na perspectiva de promoção da cultura de paz”, explica Marileide.

O JAP integra um projeto maior denominado Fortalecimento do Desenvolvimento Local e Educação em Direitos Humanos que, segundo Marileide, “articula outras frentes de ações de desenvolvimento sustentável na região, tendo no JAP a perspectiva de formação de novas lideranças para o fortalecimento do capital social e sustentabilidade política da organização comunitária”.

Para saber mais sobre a história e atividades do CDVHS acesse o site: www.cdvhs.org.br

Fonte: Marileide Luz, Coordenadora do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza – (fone: 84 3497 2162)

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509 - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário