quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

REUNIÃO MENSAL DOS NÚCLEOS DE MEDIAÇÃO E JUSTIÇA COMUNITÁRIA/JANEIRO



LOCAL: Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária
DATA: 06 de Janeiro de 2011
HORÁRIO: De 9:00h às 12:00h

ASSUNTOS PRINCIPAIS:


1. Abertura;
2. Aprovação Final do Planejamento Estratégico 2011;
3. Funcionamento do Núcleo de Justiça Comunitária do Bom Jardim;
4. Novo formulário de estatística;
5. Outros assuntos;
6. Encerramento.


Questões Deliberadas e Decididas:


1. O momento inicial foi marcado pela realização de uma dinâmica de grupo conduzida pela Psicóloga do Núcleo de Justiça Comunitária do Pirambu, Luciana Walraven. A atividade teve como principais objetivos a promoção de um clima de confiança e valorização pessoal, fortalecimento da autoestima, fornecimento de feedback positivo no ambiente grupal, motivação e integração, dentre outros.


2. Dr. Landim solicitou que cada supervisor presente relatasse sobre a sua meta central do Planejamento Estratégico de 2011. Paulo Filho, supervisor do Núcleo da Grande Messejana, citou que buscará consolidar o projeto de mapeamento social e visitas aos equipamentos sociais. Luis Ferreira, Supervisor do Núcleo do Pirambu, explanou que irá focalizar suas metas no mediador comunitário, visando capacitá-lo e motivá-lo, visando promover melhorias na qualidade do atendimento à comunidade e prestar um serviço holístico e integrado. Jucileide Cronemberger, supervisora do Núcleo da Barra do Ceará, relatou que pretende conhecer os equipamentos sociais da Barra e valorizar os mediadores do Núcleo, através de integração e capacitações. Conceição Nascimento, supervisora do Núcleo da Jurema, citou que tem como meta principal inserir novos mediadores no Núcleo e melhorar o trabalho dos voluntários para atender ainda melhor a comunidade, além de melhorar o fluxo de comunicação com a Coordenação. Ana Karine Carvalho, supervisora do Núcleo da Parangaba, fala da importância da Psicologia nos Núcleos e cita o período em que a psicóloga Valquíria Rezende trabalhou como voluntária e propiciou uma escuta diferenciada aos mediadores e comunidade. Valquíria e Rejane Gomes, Equipe Técnica do Núcleo do Bom Jardim, citam a forte integração com a comunidade da área como aspecto positivo a ser ressaltado. Dr. Landim coloca que sua meta principal para 2011 é promover uma educação continuada ao voluntariado, e sugere formar instrutores do próprio programa, investindo cada vez mais no mediador comunitário.


3. A psicóloga Valquíria comunica que o Núcleo do Bom Jardim já está funcionando, fala sobre o curso para mediadores que estará iniciando no próximo dia 11/01/11, e agradece ao apoio dos demais membros do Programa que colaboraram na fase inicial participando das atividades realizadas no Núcleo, citando o estatístico Dival Aragão, o voluntário da área da Segurança Márcio Souza, e a psicóloga Luciana Walraven.


4. O estatístico Dival apresenta o novo modelo de formulário de Estatística, e a supervisora Conceição sugeriu alteração no documento (mediações abertas no mês/processos encaminhados), e após discussão com os demais integrantes, ficou acertado que o referido estatístico se reuniria com os supervisores para consenso e necessárias mudanças. O estagiário de Serviço Social do Pirambu, Daniel Rodrigues, sugeriu trocar o termo “menor” por “criança e adolescente”, na relação dos conflitos atendidos pelos Núcleos citados, e a mudança foi realizada. Dr. João de Deus sugere alterações nas denominações de alguns conflitos e após observar a demanda e os questionamentos dos presentes na reunião, comenta sobre a ideia de promover um seminário de orientações legais sobre a natureza dos conflitos mediados. Ficou acertado que a próxima reunião com a Coordenação do Programa, possivelmente no dia 03/02/2011, tratará destas questões e será no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará, com a participação do Dr.João, pendente confirmação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário