quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Curso de Coordenadores e Monitores de Comunidades Terapêuticas

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS
REALIZA PELA 1º VEZ NO CEARÁ

Curso de Coordenadores e Monitores de Comunidades Terapêuticas

acesse o blog e se inscreva: www.febractce.blogspot.com

Procurando pôr em prática as resoluções do Ministério da Saúde e da Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que determinam que monitores, coordenadores, dirigentes e técnicos de Comunidades Terapêuticas (CT) precisam ser habilitados para exercerem tais funções, a FEBRACT- Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas, no Ceará, realiza do dia 25 de abril a 4 de maio, o curso de Coordenadores e Monitores de Comunidades Terapêuticas.

Um dos objetivos do curso é atender a decisão nº. 101/2001 da Anvisa, que estabelece exigências mínimas para o funcionamento de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas, e assim, melhorar o tratamento de drogas no estado.

Segundo o relatório mundial sobre drogas 2010, no Brasil, o índice de usuários de droga chega à marca de 900 mil pessoas. O lucro mensal com as vendas de pedras de crack supera a casa dos R$ 22 milhões. Por dia, esse valor chega a R$ 750 mil. Só em Fortaleza, a Denarc – Delegacia de Narcóticos contabilizou 60 pontos-de-venda de drogas em 2007. Neste mesmo ano em decorrência do uso da droga, 1.700 jovens foram assassinados, vítimas de crimes envolvendo traficantes.

Preocupado com o alto índice de consumo de drogas e com a falta de preparo da família e dos profissionais que lidam com dependentes químicos, o coordenador do curso, no Ceará, Cláudio Leite, afirma que a droga não destrói só o usuário, mas a família inteira. “Precisamos mudar essa realidade. Não só os profissionais precisam estar capacitados, mas a família dos adictos também”, assegura.

Outro objetivo dos organizadores é criar uma delegacia da FEBRACT em Fortaleza para promover a formação permanente de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social a usuários de crack e outras drogas, além de familiares dos dependentes químicos.

Para maiores informações, favor entrar em contato pelo telefone:

(85) 9694-7028 (Cláudio Leite) ou (85) 8873-3370 (José Carlos)

ou pelo e-mail:cursofebractce@bol.com.br

Marcella Brandão- Assessora de comunicação

(85) 9920-3434

Nenhum comentário:

Postar um comentário