quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Os Transformadores da Realidade


Está comprovado. É possível construir cidadania com a participação popular. Basta conhecer o projeto Núcleo de Justiça Comunitária do Programa Nacional de Segurança e Cidadania (PRONASCI) em Guajuviras, bairro do município de Canos (RS), implementado pela prefeitura municipal, para entender. Mesmo quem não tem ideia, de como funciona o judiciário, sabe da morosidade para chegar a instância final até aplicar, de fato, a lei. É preciso urgência para desafogar a enormidade de processos que impedem o sistema de respirar. É aí que 21 moradores do Guajuviras entram nesta história. Durante 3 meses foram capacitados para se tornarem mediadores de conflitos, tanto para impedir que alguns casos parem na justiça, como para prevenir a violência e estreitar relações. Formados, nesta sexta-feira 21, esses cidadãos tem hoje muito mais do que a missão de intermediar brigas de vizinhos ou de comerciantes com seu clientes, eles são transformadores da realidade. Anjos que ouvem com atenção o problema que poderá ser resolvido com uma palavra bem colocada, um gesto de atenção, a proposta de um novo caminho.


Desde que foi inaugurado, em junho do ano passado, o Núcleo de Justiça Comunitária do Guajuviras (NJCG) contabilizou 507 atendimentos, o que representa 70,4% da meta inicial. Por atendimento se entende, todo tipo de serviço prestado no NJCG, sejam orientações jurídicas, sociais e psicológicas, convites, pré-mediações e mediações. Os casos mais recorrentes no NJCG são os de família (41,98%), vizinhança (13,2%) e violência e violação dos direitos humanos (9,9%).

O número de atendimentos expressa um reconhecimento do espaço por parte da comunidade e revela de maneira concreta a importância deste equipamento público na vida comunitária. Firma-se, portanto, a construção coletiva da democratização do acesso a informação, do diálogo e, sobretudo, da coesão comunitária.

A FORMATURA DOS MEDIADORES

A solenidade aconteceu no CAIC nesta sexta-feira, 21. Reuniu familiares dos 21 agentes comunitários, integrantes de outros projetos sociais do bairro e autoridades. O certificado foi entregue pelo prefeito Jairo Jorge. Enquanto a alegria de ter cumprido o desafio tomava conta, a agente recém formada Bárbara Rejane Gomes, revelava que a experiência lhe ensinou a lidar melhor com as pessoas. “É muito bom amenizar a relações de conflito” comemorou.

Na mesa das autoridade estavam: A paraninfa, madrinha da turma, a coordenadora do projeto Lúcia Grassi, o subprefeito da região nordeste Chico da Mensagem, Helena Bonumma da OSCIP Guayi (entidade sem fins lucrativos parceira do projeto), o secretário de Segurança Pública e Cidadania Eduardo Pazinato e o prefeito Jairo Jorge.

Em seu discurso, bem elaborado e de palavras bonitas, a oradora da turma Janaína Sarmento comparou os agentes as borboletas, pelo processo de transformação que sofrem e clamou: “que os agentes se envolvam cada vez no processo de mediação”.

Pazinato embargou a voz de tanta emoção ao relatar a inédita experiência vivida no NJCG. “Chegar a etapa final é um momento de reconhecimento. Esse projeto tem sim haver com segurança pública, não é só a tecnologia que ajuda no combate a criminalidade. É preciso participar da vida comunitária, no papel de auxiliar no processo de construção da coesão social, da solidariedade e da promoção da paz, por meio de atividades de informação jurídicas e de políticas sociais” afirmou.

Jairo Jorge homenageou os agentes comunitários lembrando a história de luta dos moradores do bairro que no dia d17 de abril de 1987, ocuparam o lugar, se tonando uma das mais conhecidas ocupações do sul do Brasil. Jairo lamentou a perda da justiça nesses 24 anos sem o olhar atento dos governos.”Vimos crescer a violência o que retraiu a população para suas casas, mas hoje vemos a retomada do território na busca pela paz.”

Formados, os agentes seguem atendendo e serão educadores da próxima turma que está por vir. O NJCG fica localizado na Av. 17 de Abril, 1010, está aberto à comunidade de terça à sexta-feira, das 15 às 21h. O telefone é 3478-4666.

Fonte: Taís Dal Ri


Nenhum comentário:

Postar um comentário