segunda-feira, 30 de agosto de 2010

RELATÓRIO DA I AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA NO PLANALTO PICI


Data: 24/08/2010
Horário: 09:00h às 11:00h
Local: CENTRO DE CIDADANIA GOVERNADOR CESAR CALS

O presente relatório refere-se à I Audiência Pública sobre mediação comunitária no bairro Planalto Pici, com a participação de 154 pessoas dos diversos segmentos da sociedade; dentre eles, estudantes, professores, coordenadores de escolas, servidores Públicos e a comunidade.

A abertura se deu com a composição da mesa: Dr. Francisco Edson de Souza Landim (Ministério Público), Sr. Tércio (representando o deputado federal José Pimentel), Thiago Dias (representando o dep. federal José Airton), João Raimundo (Colégio Júlia Giffoni), Inês das Neves Oliveira (Comissão Intersetorial Saúde da Mulher/Conselho Municipal de Saúde), Liliana Rocha(Secretaria Direitos Humanos), Carlos Demontier (ONG Pan Americano), Raimundo Ivan (Colégio Antonio Siqueira).

Os componentes da mesa falaram sobre a mediação e enfatizaram os benefícios que ela traz às comunidades. A audiência deu inicio com a palestra do promotor de Justiça e coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Ceará, Francisco Edson de Souza Landim, que falou sobre o Programa, a trajetória da mediação em nosso estado, as estatísticas que comprovam 80% de objetivos alcançados nas mediações.

Em seguida falou a advogada e supervisora administrativa do Programa, Patricia Palhano, explanando sobre a normatização do Programa Núcleos de Mediação Comunitária (PNMC), citando exemplos de condutas proibidas no Código de Etica do Mediador, como a de o mediador que trabalhar na política ter de pedir o afastamento das suas atividades no Núcleo.

O pedagogo e supervisor administrativo do NJC Pirambu, Luís Ferreira da Costa Júnior, falou sobre os conflitos que são atendidos nos Núcleos, citando alguns exemplos comuns nos atendimentos.

Em seguida a plenária manifestou algumas perguntas e disse que o projeto seria muito importante para a comunidade.

Ao final, Dr. Landim agradeceu e colocou-se à disposição para outros momentos com a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário