quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Macapá assina convênio com o Pronasci


Brasília, 11/08/2010 (MJ) - Macapá é a mais nova capital brasileira a integrar o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Nesta quarta-feira (11), o prefeito da capital do Amapá, Roberto Góis se encontrou com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para confirmar o convênio com o Ministério da Justiça.

A partir de agora, Macapá poderá ter acesso aos recursos do Pronasci e às diversas ações de prevenção e repressão do programa. A capital amapaense chamou a atenção do Ministério da Justiça depois de uma pesquisa sobre o Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) encomendada pelo Ministério da Justiça. Desenvolvido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o estudo identificou as regiões onde os adolescentes estão mais desprotegidos e expostos à violência. No ranking estabelecido, Macapá ficou na 40ª posição entre todos os municípios pesquisados.

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem desconsiderar as estratégias qualificadas de repressão. Foi criado para diminuir a criminalidade das regiões metropolitanas que apresentam os mais altos índices de homicídio. Atualmente, são integrantes do Pronasci 174 municípios, 4 consórcios intermunicipais, 25 estados e o Distrito Federal.

FONTE: PORTAL MINISTERIO DA JUSTIÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário