sábado, 13 de março de 2010

Informe NMC 40 - Mediação escolar: uma grande possibilidade

Sinara Mota é professora, pesquisadora e supervisora da Rede Municipal de Ensino em Fortaleza - Secretaria Executiva Regional I. Ela conclui, após pesquisa de três anos, entre 2006 e 2009, que a mediação de conflitos no espaço escolar promove a redução da violência entre os alunos.

Na escola, muitas vezes, brincadeiras viram xingamentos, que viram agressões corporais. Apelidos que exploram a aparência física, ou mesmo gracejos quanto a sexualidade, podem gerar situações de enorme desrespeito e violência.

A pesquisa foi feita na Escola Municipal Hilberto Silva, de Educação Infantil e Ensino Fundamental, no Carlito Pamplona, em Fortaleza. A mediação foi sugerida a fim de possibilitar a cultura do diálogo ganha-ganha, sem perdedores. Dessa forma, surgiu no Hilberto Silva a primeira sala de mediação da Rede de Ensino de Fortaleza.

Desde então, segundo a diretoria do colégio, houve uma redução da violência na escola. A mediação é realizada por alunos treinados na própria instituição e vem possibilitando a diminuição das indisciplinas e hostilidades comuns anteriormente: agressões verbais, físicas, furtos e destruição de mobiliário.

De acordo com a vice-diretora do Hilberto Silva, Érica Moreira, quando a mediação escolar foi iniciada, eram cerca de 20 casos mediados por dia no colégio - que conta com quase 1.500 estudantes. Este número vem diminuindo graças a eficácia da iniciativa junto aos alunos. Apenas os casos não resolvidos pela mediação sofrem tratamento punitivo da diretoria da instituição.

Hilberto Silva e NMC Pirambu

A cerca de dois quarteirões da Escola Hilberto Silva está o Núcleo de Mediação Comunitária do Pirambu. Ao NMC já são encaminhados os casos mais difíceis. Sinara conta: “Outro dia teve uma briga entre duas mães. Não dava para os adolescentes mediarem”.

Mas a parceria entre o Hilberto Silva e o Núcleo do Pirambu vai aumentar. A partir de maio, durante dois dias pela semana, na hora do recreio – momento em que há mais rusgas -, um mediador do NMC Pirambu vai comparecer às sessões de mediação escolar, prestando um suporte ao processo. Este mediador vai observar e, se necessário, auxiliar o aluno-mediador.

A mediação escolar se revelou um grande sucesso na Escola Hilberto Silva. E segundo Sinara Mota, a ideia é expandir a mediação para toda a área da Regional I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário