domingo, 21 de março de 2010

Informe NMC 41 - Frases do Dr. Landim




O coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ceará, Édson Landim (foto), gosta de usar e repetir frases modelares que servem de parâmetro e estímulo para sua equipe. E os membros do Programa Núcleos de Mediação bem sabem: as frases do Dr. Landim têm impacto.



Ocorre que o Dr. Landim realmente acredita nelas e as transforma em verdadeiros 'hits' repetidos quase em uníssono pelos componentes do Programa.


Uma das mais marcantes é “Hora é hora: antes da hora não é hora; depois da hora não é hora”, aprendida com o especialista em mediação Roberto Faustino. Dr. Landim é exigente quanto a pontualidade e adorou a frase.


Ainda sobre a questão dos horários, ele sempre brinca: “Se um dia você marcar comigo e eu estiver atrasado dez minutos, pode começar a rezar por mim”. Dr. Landim gosta de fotos, ilustrações, gráficos. Costuma repetir o provérbio chinês “Uma imagem vale mais do que mil palavras”.


Na verdade, em quase todas as suas frases, percebe-se a preocupação em manter toda a sua equipe de trabalho comprometida e engajada; são frases motivacionais.


O efeito das frases motivacionais já foi tema de estudo de livros e livros. Por exemplo, o pastor evangélico e escritor estadunidense Norman Vincent Peale, em seu livro “O poder do pensamento positivo” diz: “Mude seus pensamentos e mudará o seu mundo”.


Para terminar, mais alguns exemplos dessas frases de motivação. Se o colaborador se queixa da vida, Dr. Landim emenda: “A vida só é dura para quem é mole”. Uma outra para não deixar dúvidas: “Eu não sou funcionário público; eu sou servidor público, sou pago para servir”, afirma convicto.


A mais nova da coleção de frases do Dr. Landim vem sendo proferida desde o primeiro dia de trabalho de 2010: “Este ano eu vou trabalhar duro!” - é a sua frase-meta para 2010. Quem o conhece sabe que não é apenas uma frase, e sim um compromisso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário