sexta-feira, 26 de março de 2010

Informe 42 - Tema : Cuidando do Cuidador






Quem cuida merece ser cuidado. A partir dessa premissa, o Núcleo de Justiça Comunitária do Pirambu realizou, no dia 18 de março, a capacitação e atividade terapêutica “Cuidando do Cuidador”. Participaram do encontro a equipe multidisciplinar do Núcleo do Pirambu e mediadores dos Núcleos do Pirambu e da Barra do Ceará.

Marta Cileda, mediadora comunitária do Núcleo da Pacatuba, foi a facilitadora. Marta explanou sobre a importância do trabalho do mediador comunitário e a necessidade de ele também ser cuidado: “Os mediadores se deparam no dia a dia com os problemas e o negativismo de outras pessoas que os procuram porque desejam ser ajudados, porque precisam de cuidados”, diz ela.

O “Cuidando do Cuidador” se baseou exatamente na ideia de para cuidar do outro, é preciso primeiro cuidar de si, proporcionar um espaço de acolhimento para os mediadores, que tantas vezes ocupam em suas vidas papéis de cuidadores.

Para tanto, houve dinâmicas que enfatizaram as ideias de coesão, sintonia, respeito e afeto mútuo dentro do grupo de mediadores. “Foram momentos indescritíveis”, confirma a psicóloga do Núcleo do Pirambu, Luciana Walraven.

A avaliação geral dos participantes indicou a necessidade de que a iniciativa seja continuada. Por isso, um próximo “Cuidando do Cuidador” já está previsto para o mês de maio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário