terça-feira, 3 de outubro de 2017

Núcleo de Mediação do Pirambu comemora 18 anos

Os mediadores voluntários do Núcleo de Mediação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), localizado no bairro Pirambu, tiveram uma noite de celebração na última sexta-feira (29/09). Foi o aniversário de 18 anos de existência da unidade. Estiveram presentes a secretária de Justiça e Cidadania do Ceará, Socorro França, a coordenadora do Programa Núcleos de Mediação Comunitária (PNMC), promotora de Justiça Iertes Gondim, a promotora de Justiça Antônia Lima, os mediadores voluntários do Núcleo, além de amigos e parceiros.
Segundo Iertes Gondim, o MPCE é referência nacional e internacional pela sua atuação na área da mediação comunitária. O Núcleo do Pirambu foi o primeiro a ser fundado, em 1999, e, hoje, já existem 11 unidades. “Os Núcleos de Mediação funcionam com o fundamental apoio dos mediadores que atuam voluntariamente e assim abrilhantam e protagonizam essa história. Reunimos hoje, para celebrar, pessoas que fizeram e continuam fazendo a história da Mediação Comunitária no Ceará. Parabéns à população do Pirambu e, em especial, damos o nosso reconhecimento e gratidão aos parceiros e à Maria Dalva Santos, guerreira e motivadora”, disse a coordenadora do Programa no MPCE.
A voluntária Dalva Santos é supervisora do Núcleo no Pirambu desde a sua fundação e destaca que os resultados alcançados são gratificantes e que a motivam a continuar. “Hoje é um momento de muita emoção e muita alegria. Tenho satisfação em rever os amigos que fizeram parte da nossa história. Tivemos mais conquistas, do que desilusões, superamos, juntos, as dificuldades e quem ganha mais com isso é a comunidade. O nosso agradecimento maior vai aos parceiros, pois eles são fundamentais para alcançarmos sucesso. Delegacias, Juizados, Promotorias, Escolas, Conselhos Tutelares, todos contribuíram para estarmos aqui hoje celebrando”, agradeceu Dalva.
PNMC participa de eventos universitários
Como forma de difundir a mediação comunitárias, membros e servidores do Programa MPCE participaram de diversos eventos entre os dias 27 a 29 de setembro. Na quarta-feira (27/09), o promotor de Justiça Edson Landim e a assessora técnica Jucileide Cronemberger realizaram palestra com o tema “Mediação de Conflitos e Cultura de Paz, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, das 8h30 às 11h.
No dia 28 de setembro, às 17h, a professora Rosemary de Oliveira, apresentou o projeto de pesquisa “Memórias da Mediação Comunitária”, tendo como objeto de estudo a atuação do Programa Núcleos de Mediação em três bairros de Fortaleza: Pirambu, Parangaba e Bom Jardim; e fez um panorama histórico do Programa, do seu início aos dias atuais. Ela coordena grupos de pesquisa sobre “Conflitualidade e Violência” e “Direitos Humanos e Políticas de Segurança Pública”.
Na ocasião, o promotor de Justiça Edson Landim esteve presente e falou sobre a participação da Universidade na mediação de conflitos. O evento foi realizado pelo Laboratório de Estudos Conflitualidades e Violência, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A professora Ana Karine Cavalcanti falou sobre “Jovens Mediadores e Práticas de Não Violência”.


Fonte: Assessoria de Imprensa   
Ministério Público do Estado do Ceará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário