segunda-feira, 12 de setembro de 2016

MPCE comemora a Semana do Mediador Comunitário


O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoverá, dos dias 13 a 16 de setembro, a Semana do Mediador Comunitário em homenagem àqueles que são, voluntariamente, instrumentos de diálogo, pacificação, prevenção e resolução de conflitos nas comunidades.
Na próxima terça-feira (13), os mediadores comunitários participarão de uma palestra com o psiquiatra e padre Rino Bonvini, às 9h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio). A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizará uma audiência pública sobre “O Programa de Mediação Comunitária sob a Perspectiva Legal”, na quarta-feira (14), às 14h30, no auditório do Complexo das Comissões (Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres).
A quinta-feira (15) será o “Dia da Comunidade”, momento em que os 10 Núcleos de Mediação do Ministério Público cearense realizarão diversas atividades direcionadas à população. A programação é variada em cada um dos núcleos e poderá contar com café da manhã de confraternização, bazar, além de visitas e panfletagem para divulgar o serviço de mediação às comunidades. As comemorações serão encerradas no dia 16, com um dia de lazer com os mediadores comunitários no Beach Park.
Os Núcleos de Mediação Comunitária estão presentes em Fortaleza, nos bairros Antônio Bezerra, Barra do Ceará, Bom Jardim, Messejana, Jurema, Parangaba, Pirambu e nas cidades de Caucaia, Pacatuba, Maracanaú, Sobral.
Sobre a Mediação Comunitária
A mediação é uma das técnicas de administração de conflitos que busca a pacificação social, propiciando o fortalecimento dos vínculos comunitários, bem como o desenvolvimento de uma cultura de paz. O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária já existe há 17 anos, e conta com cerca de 120 mediadores voluntários. Para atuar no programa, eles participam de uma capacitação com cerca de 40h teóricas e 60h práticas oferecida pelo MPCE para aprimorar técnicas de diálogo e resolução de conflitos.
Qualquer pessoa física e jurídica pode solicitar o apoio de um mediador para administrar conflitos de caráter informal na busca por um acordo consensual e mutuamente satisfatório. A mediação comunitária promove uma maior responsabilidade e participação da comunidade na solução dos seus conflitos, abrindo novos caminhos para uma positiva transformação sociocultural.
Desavenças familiares ou entre vizinhos, questões trabalhistas, reconhecimento de paternidade, cobrança de dívidas, difamação, injúria, calúnia, ameaça, apropriação indébita, são apenas alguns dos tipos de divergências que podem ser solucionadas nos Núcleos de Mediação Comunitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário