segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mediadores Comunitários participam de capacitação do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE


O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promoveu, nos dias 23 e 24 de setembro, o minicurso “Mediação na Prática”, curso de formação continuada voltado para o aprofundamento e atualização dos conhecimentos de 38 mediadores comunitários que atuam nos Núcleos de Mediação Comunitária de dois bairros de Fortaleza, Parangaba e Bom Jardim, e dos municípios de Maracanaú e Pacatuba.
A capacitação, realizada no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), contou com as palestras “Técnicas de mediação de conflitos” e “Princípios da mediação”, ministradas, respectivamente, pelas assessoras da coordenação do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária Patrícia Palhano da Costa e Jucileide Cronemberger. Com 12 horas-aula de duração, o curso deu direito a certificado emitido pela ESMP.
A capacitação continuada dos mediadores foi lançada este ano pelo Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária e tem por objetivo promover o aprofundamento de conceitos e teorias para os mediadores, impactando na qualidade da mediação.
“Em reunião com supervisores, os mediadores manifestaram a vontade de aprofundar os conhecimentos sobre os princípios da mediação e as diferentes técnicas a serem aplicadas a depender do caso. Isso porque, apesar de serem capacitados para atuar como mediadores, com o dia a dia surgem dúvidas que dizem respeito ao desenvolvimento da mediação, de como internalizar e ser imparcial, por exemplo. Com isso, motivamos os mediadores a melhorar a sua atuação na promoção da cultura de paz”, explicou a coordenadora do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE, promotora de Justiça Iertes Gondim.
Foram apresentados casos práticos para que os mediadores soubessem qual a técnica mais adequada a cada um. “O interesse dos mediadores na realização do curso mostra que eles estão empenhados em atuar cada vez melhor e reconhecem a importância do papel que eles desenvolvem nas comunidades”, ressaltou Iertes Gondim.
No mês de outubro, deverão ser capacitados os mediadores dos Núcleos de Mediação Comunitária dos bairros de Antônio Bezerra, Pirambu e Barra do Ceará, em Fortaleza, e da Faculdade Terra Nordeste (FATENE) e do bairro Jurema, localizados no município de Caucaia.  A atual gestão do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE prepara calendário para capacitar novos mediadores objetivando ampliar as equipes de mediação, bem como irá sistematizar a capacitação continuada. A partir da demanda de todos os mediadores, deverá ser elaborado um calendário de cursos a serem promovidos regularmente pelo  Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária do MPCE.

Fonte: Assessoria de Imprensa - MPCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário