quinta-feira, 12 de junho de 2014

OAB-PI discute implantação de Núcleo de Mediação de conflitos

Matéria do site OAB Piauí de 11/06/2014 - segue link: http://www.oabpi.org.br/site/paginas/showId/7410/index.html

Membros da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, estiveram reunidos na  tarde desta terça-feira (10) com o presidente da Instituição Willian Guimarães e  com a vice-presidente Eduarda Miranda para discutir e propor a criação de um Núcleo de Mediação no Piauí.

O núcleo funcionará como um canal institucionalizado da Ordem para a resolução de conflitos através da mediação. O presidente da Comissão, Fábio Miranda, explicou que a Mediação é um recurso extrajudical e voluntário de resolução de conflitos onde duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas, buscam obter uma solução consensual que possibilite preservar o relacionamento entre elas. “A opção pela Mediação possibilita a celeridade na resolução das controvérsias e reduz os custos. Neste processo, o advogado pode atuar como mediador, garantindo uma maior celeridade ao processo. Através do Núcleo, os litígios entre as partes serão resolvidos dentro da própria OAB”.

A proposta de criação do Núcleo surgiu diante da emergente demanda para desafogar o Poder Judiciário no que diz respeito à resolução de conflitos, verificada após um estudo realizado pela Comissão de Mediação e Arbitragem. Além disso, irá proporcionar a prática através da resolução de conflitos reais - que surgem da própria sociedade - para os alunos do curso de formação de mediadores, iniciado em março deste ano pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí).

Durante a discussão, o presidente Willian Guimarães defendeu o envolvimento e atuação do jovem advogado no processo de criação e efetivação das atividades do Núcleo. “É importante que todos se envolvam neste processo, sobretudo os jovens advogados, que surgem com novas idéias e estão começando a formatar uma nova prática da advocacia”.  Para isso, Guimarães sugeriu o envolvimento do Conselho Jovem na disseminação da proposta de criação do Núcleo.

Sobre isso o secretário do Conselho Jovem da Seccional Piauí, Lucas Campos comentou: “Essa abertura é muito importante, pois ainda temos a cultura de ‘judicializar’ todos os processos, e essa oportunidade facilita a resolução do conflito, de maneira mais rápida e pacífica. O futuro hoje é retirar esse peso do judiciário e ninguém melhor para iniciar essa ideia que o jovem advogado”, finalizou.

Para que o trabalho seja efetivado foram sugeridas parcerias com diferentes setores sociais e entidades que atuarão como colaboradoras no processo. Integraram a discussão ainda, os membros da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem Vicente Rezende, Leandro Lages e Cristian Paes.
 
Atualmente a prática vem sendo implantada com bons resultados em outras Seccionais, a exemplo dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário