terça-feira, 19 de novembro de 2013

Solução de conflitos é tema de congresso na Faculdade Maurício de Nassau

Matéria do site Âmbito Jurídico de 18/11/2013 - segue link: http://www.paraibatotal.com.br/noticias/2013/11/18/05913-solucao-de-conflitos-e-tema-de-congresso-na-faculdade-mauricio-de-nassau

Evento será realizado entre os dias 21 e 21 de novembro
Foto: internet
O I Congresso Nacional de Mediação e Arbitragem: A solução de conflitos no âmbito familiar, penal, laboral e empresarial será realizado entre os dias 21 e 21 de novembro na Faculdade Maurício de Nassau João Pessoa, com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB). O evento contará com a presença de grandes nomes do direito nacional e será realizado no auditório da faculdade, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1213.
A cultura da Mediação e da Conciliação se caracteriza como meios autocompositivos para solução dos impasses, cabendo às partes, e não ao Estado, tomar a decisão final, permitindo assim uma deliberação mais rápida, por ser fruto do espontâneo consenso. Dentre os temas a serem abordados ao longo do evento  que discutem essa temática estão: “A mediação e a arbitragem nas relações decorrentes do comércio internacional”; “Poder judiciário e acesso a Justiça – Um novo panorama”; “Arbitragem e direito do trabalho-Novos Paradigmas” entre outros.
O professor Thiago Deiglis, coordenador do Núcleo de Práticas jurídicas (NPJ) explicou que o tema surgiu da atual busca pelas formas de solução extrajudiciais de conflitos “Pretendemos com o Congresso fomentar e incentivar práticas que deem celeridade as soluções judiciais, entre elas a Mediação e a Arbitragem, tendo como foco a conciliação.” Ele argumentou ainda sobre o apoio do judiciário “O judiciário brasileiro está investindo em campanhas pela busca da conciliação, inclusive o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba estruturou um Núcleo de Conciliação, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, entre elas, a Faculdade Maurício de Nassau.” completou. Já a presidente do Núcleo de Conciliação do TJPB, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, destaca a importância acadêmica do evento. “O congresso será de grande importância, pois vai envolver a comunidade jurídica e a academia, trazendo ambas para as formas extrajudiciais, que é atualmente as principais políticas públicas do Poder Judiciário, como meios de facilitar o acesso à Justiça, de estabelecer um sistema multiportas, como previsto na Constituição Federal”, observou a magistrada.
A solenidade de abertura do evento será às 19h do próximo dia 21 de novembro e contará com o pronunciamento do mestre e doutor em Direito e fundador do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz. Informações no  http://sgea.mauriciodenassau.edu.br/Hotsite/Home/9 e pelo telefone (83) 2107 5959.

Nenhum comentário:

Postar um comentário