terça-feira, 19 de novembro de 2013

Belém sedia I Encontro de Cultura de Paz.

Matéria do site G1 de 18/11/2013 - segue link: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/11/belem-sedia-i-encontro-de-cultura-de-paz.html

Evento começa nesta quinta (21) e segue até sexta (22).
Encontro discute o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

Do G1 PA
Comente agora
Difundir a Cultura de Paz e as boas experiências em práticas restaurativas e mediação de conflitos, e implementação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, são alguns dos objetivos do I Encontro  de Cultura de Paz- Justiça restaurativa e Mediação de Conflitos, em Belém, que começa nesta quinta (21) e segue até sexta (22).
O evento também comemora o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, que foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 e que o Brasil é signatário.  Durante dois dias, especialistas, estudiosos, representes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Públicas, adolescentes, jovens, Universidades e líderes comunitários participarão de Conferências, Painéis, Relatos de experiências e oficinas de passo a passo de como implementar na prática, valorizando a construção da Cultura de Paz, por meio da difusão dos valores da não-violência e de ações como a mediação e as práticas restaurativas, na busca da resolução positiva do conflito e infrações praticadas pelos adolescentes .
O encontro, que objetiva também sensibilizar a mídia local para o tema, será formado por painéis, conferências e troca de experiências, valorizando a construção da Cultura de Paz, por meio da difusão dos valores da não-violência e de ações como a mediação e as práticas restaurativas, na busca da resolução positiva do conflito. Nomes como Izabela Jatene, Atílio Alvarez, Flavio Mesquita, Egberto Penido, Eliana Penedo e Suzana Varjão serão os facilitadores do evento.
Na ocasião também será lançada a revista Diálogos Restaurativos, publicação da  Tdh Brasil - ONG internacional que está há mais 30 anos no Brasil, atuando na socialização de crianças e adolescentes e está à frente do tema Justiça Restaurativa e Mediação de Conflitos no Brasil e no Mundo. A publicação conta com artigos de diversos especialistas nacionais em Justiça Juvenil Restaurativa, tanto no Sistema de Justiça quanto nos meios escolar e comunitário. A publicação se destaca por trazer à luz um rico debate que aborda diferentes formas de se conceber a Justiça Juvenil Restaurativa e perspectivas de desenvolvimento como instrumento complementar à justiça tradicional em nosso País.
O encontro é uma realização do Governo do Estado do Pará, Tdh Brasil e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e reunirá representantes do Sistema de Justiça Juvenil, Assistência Social, Educação, Segurança Pública, além de universidades, Organizações Não Governamentais, igrejas, instituições comunitárias, advogados, conselhos de direito, de políticas públicas, Conselhos Tutelares, jornalistas e demais atores envolvidos no Sistema de Justiça e do Sistema de Garantia de Direitos.
Serviço
I Encontro de Cultura de Paz, dias 21 e 22 de novembro de 2013, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia. Evento gratuito. Vagas limitadas. A inscrição é gratuita e deve ser feita nos dias 5 a 20 de novembro, no link, serão 120 vagas disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário