Clique na imagem para ampliar
Um dos principais fatores para o sucesso do Programa dos Núcleos de Mediação do MP-CE é a atual crise do poder judiciário, tendo em vista a morosidade e a falta de cunho social em suas decisões, fazendo com que as pessoas busquem outros meios de resolução de seus conflitos.
Os núcleos de mediação proporcionam um atendimento rápido, desburocratizado e efetivo. Rápido, pois as cartas – convites, chamando as partes para comparecerem a mediação, são entregues por um motoqueiro da Procuradoria Geral de Justiça. Desburocratizado, pois um dos princípios da mediação é a informalidade, onde não existem regras rígidas, o procedimento é flexível e vai se estabelecer de acordo com a necessidade das partes. E efetivo no sentido de que a mediação visa um fim muito mais profundo que as decisões judiciais. A mediação não se limita apenas aos fatos apresentados, mas identifica os conflitos que estão ocultos àquela relação para assim poderem ser trabalhados também e as partes envolvidas chegarem a um entendimento do que é mais justo para elas. Na mediação realizada pelos núcleos do Ministério Público do Ceará o foco é o ser humano e suas inter-relações.
O sucesso da prática se reflete nos dados estatísticos colhidos no ano de 2011, onde foram realizados 16. 184 atendimentos, dos quais 5.202 foram de abertura de procedimentos de mediação, 7.699 de orientações sócio-jurídicas e encaminhamentos realizados e 3. 283 de mediações realizadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário