segunda-feira, 28 de maio de 2012

Informe 151 - O sucesso dos Núcleos de Mediação Comunitária do MP-CE


Clique na imagem para ampliar


Um dos principais  fatores para o sucesso do Programa dos  Núcleos de Mediação do MP-CE é a atual crise  do poder judiciário, tendo em vista a morosidade e a falta de cunho social em suas decisões, fazendo com que as pessoas busquem outros meios de resolução de seus conflitos. 

Os núcleos de mediação proporcionam um atendimento rápido, desburocratizado e efetivo. Rápido, pois as cartas – convites, chamando as partes para comparecerem a mediação, são entregues por um motoqueiro da Procuradoria Geral de Justiça.  Desburocratizado, pois um dos princípios da mediação é a informalidade,  onde  não existem regras rígidas, o procedimento é flexível e vai se estabelecer de acordo com a necessidade das partes. E efetivo no sentido de que a mediação visa um fim muito mais profundo que as decisões judiciais. A mediação não se limita apenas aos fatos apresentados, mas identifica os conflitos que estão ocultos àquela relação para assim poderem  ser  trabalhados  também  e as partes envolvidas  chegarem a um entendimento do que é mais justo para elas. Na mediação realizada pelos núcleos do Ministério Público do Ceará o foco é o ser humano e suas inter-relações.

O sucesso da prática se reflete nos dados estatísticos colhidos no ano de 2011, onde foram realizados 16. 184 atendimentos, dos quais 5.202 foram de abertura de procedimentos de mediação, 7.699  de orientações sócio-jurídicas e encaminhamentos realizados e 3. 283 de mediações realizadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário