sexta-feira, 18 de novembro de 2011

INFORME 124 - AS RESPONSABILIDADES DE CADA MEMBRO DOS NÚCLEOS DE JUSTIÇA COMUNITÁRIA



O Programa dos Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária tem como principal objetivo trazer para dentro da comunidade informação e o acesso à justiça.

Por isso durante este ano realizamos todos os meses nos oito Núcleos de Mediação e Justiça Comunitária o curso de Mediação de Conflitos, onde, até então conseguimos formar para a mediação Comunitária 141 concludentes.

O Mediador Comunitário atua voluntariamente e de preferência no Núcleo do bairro onde mora. Sua principal tarefa é atender as demandas individuais ou coletivas apresentadas diretamente pelo cidadão ou encaminhadas pelo seu Núcleo.

O Mediador age como uma terceira pessoa que mediará a discussão para que as partes cheguem por elas mesmas a um acordo, percebendo através da Mediação como cada um se sente diante do conflito.
Além do Mediador, que é a principal figura na Mediação, os Núcleos contam com o suporte de uma equipe técnica que é composta por psicólogas, assistentes sociais, estagiários nessas áreas e ainda na de direito.

Essa equipe, também conhecida como Equipe Multidisciplinar tem também a função de, junto aos Mediadores Comunitários trabalhar na Animação de rede sociais, "organizando reuniões frequentes na comunidade com o objetivo de a) reforçar os vínculos entre os Agentes e a comunidade, b) conhecer a rede de serviços disponível e de movimentos sociais; c) mapear os problemas comunitários; d) captar demandas para a mediação comunitária; e) identificar e estabelecer diálogos com as lideranças locais; f) conhecer os espaços físicos possíveis de realização das sessões de mediação; g) divulgar os objetivos e o funcionamento do Programa; h) avaliar permanentemente o impacto da atuação do Programa." (Justiça Comunitária. Uma experiência, 2008)

Há duas formas em que a rede pode se desenvolver. Através da rede social e da rede local. A primeira é composta de inúmeras entidades - públicas e privadas - Prestadoras de Serviços, Associações de Moradores, Movimentos Sociais, Organizações Religiosas, entre outras. A partir disso, é necessário que o Núcleo elabore um mapeamento social. A rede local se forma a partir de um conflito específico, onde o mediador investigará se aquele problema é específico ou coletivo da comunidade. Nesse processo a Equipe Multidisciplinar é essencial para que elas aconteçam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário