segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

MP inaugura Núcleo de Mediação Comunitária

O Ministério Público do Estado do Ceará, através da procuradora Geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, e do coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária, promotor de Justiça Francisco Edson de Sousa Landim, inaugurará, no dia 10 às 16h, o Núcleo de Mediação Comunitária da Barra do Ceará, na avenida Robert Kennedy, nº 920 – bairro Barra do Ceará.

Conforme Edson Landim, o Núcleo de Mediação da Barra do Ceará será o sétimo do Programa Núcleos de Mediação do Ceará em funcionamento e a meta é chegar a dez núcleos até o final de 2011. Já se encontram em plena atuação outros seis, sendo três em Fortaleza, no Pirambu, Parangaba e Messejana; um em Caucaia, na Jurema; em Pacatuba e outro em Russas.

A mediação comunitária ajuda a promover o desafogamento do Sistema Judicial tradicional, tendo a própria comunidade como protagonista da resolução das questões, em um sistema chamado de autocomposição. A supervisora do Núcleo da Barra, Jucileide Cronemberger, ressalta o interesse da comunidade da Barra do Ceará em relação ao Núcleo: “Sinto que a comunidade está muito curiosa, porque existe uma natural abertura no bairro para essas iniciativas comunitárias” - enfatiza.

De acordo com o levantamento estatístico atualizado dos Núcleos de Mediação, a maior parte das mediações (22%) são relacionadas a pensão alimentícia, seguida de cobrança de dívida (18%) e conflito familiar (16%). Também são muito comuns conflitos entre vizinhos e questões envolvendo calúnia, injúria e difamação.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/PGJ-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário