quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dia do Mediador recebe homenagem da Assembleia Legislativa


Sessão solene em homenagem ao Dia do Mediador Comunitário foi realizada, na tarde de ontem, pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. O deputado Ferreira Aragão (PDT), que solicitou a comemoração, destacou a importância dos mediadores na resolução de problemas e na facilitação do trabalho da Justiça.

O Deputado ressaltou que o trabalho do mediador comunitário agiliza a resolução de conflitos e extingue problemas que poderiam emperrar ainda mais a máquina da Justiça. O parlamentar defendeu melhorias de condições de trabalho para os defensores e afirmou que “este evento é um embrião da luta pela profissionalização destes trabalhadores, que hoje atuam como voluntários”.

O promotor Edson Landim, coordenador do Programa Núcleo de Mediação Comunitária, também defendeu a profissionalização e propôs a criação de passe livre no transporte coletivo para mediadores. Ele enfatizou a importância deste trabalho como complemento à Justiça. “O mediador não decide, mas facilita a solução. Mais de 700 reclamações chegam aos Núcleos de Mediação todos os meses. Cerca de 70 por cento têm solução e não vão para a Justiça”, disse o Procurador.

O mediador Antônio Silva, que atua há mais de dez anos no Núcleo de Justiça Comunitária do Pirambu, agradeceu a homenagem e cobrou maior reconhecimento à categoria. Ele defendeu a regulamentação da profissão e lembrou que em vários países europeus, mediadores já são regulamentados como servidores públicos.

O Dia do Mediador Comunitário no Ceará foi instituído por Projeto de Lei do deputado Ferreira Aragão e é comemorado em 13 de Setembro. A data lembra a reunião ocorrida em 1999, quando a Ouvidoria Geral do Estado e setores do Poder Judiciário iniciaram os debates sobre a criação de um instrumento para a solução de conflitos na própria comunidade.

O mediador comunitário é escolhido livremente pelas partes para auxiliar na resolução de problemas diversos, como conflitos familiares ou entre vizinhos; questões de herança, terra ou comerciais. O mediador não decide, nem obriga as partes a tomarem decisões, mas muitas vezes evita que a questão chegue à Justiça, onde demoraria anos até ser resolvida.

O Ceará é pioneiro na criação das Casas de Mediação. Atualmente existem sete Núcleos de Mediação Comunitária. O mais antigo deles, fica no Pirambu, na Capital, e em quase 11 anos de atividades já evitou que mais de 28 mil processos chegassem à Justiça.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário