O projeto de pesquisa desenvolvido pela professora de Educação Ambiental e Mediação de Conflitos e Arbitragem da Universidade de Fortaleza (Unifor), Ana Karine, foi aceito pelo Fórum Mundial da Educação (FME). A pesquisa "Jovens Mediadores: Construindo Pontes de Diálogo", que tem parceria com alunos da rede pública, por meio do programa de bolsas de iniciação científica para jovens do Ensino Médio, tem o objetivo de discutir as técnicas de mediação no ambiente escolar e será apresentado em Canoas-RS, entre os dias 21 e 23 de janeiro.
O trabalho teve início em 2013, junto a Pró-Reitoria de Pesquisa da Unifor, onde foram convidados alguns professores para serem orientadores de alunos de escolas públicas. O projeto teve parceria com a Escola de Ensino Médio Governador Adalto Bezerra, no bairro de Fátima, onde foram selecionados quatro estudantes do ensino médio que tiveram aptidão na área de pesquisa e na temática de ciências jurídicas. Apenas três alunos deram continuidade ao trabalho.
O projeto foi apoiado pelo CNPQ
Apoiado, ainda, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), os alunos receberam uma bolsa equivalente a R$ 100,00 mensais para custear a compra de material para estudo. Segundo Ana Karine, os encontros foram realizados na escola e à distância, em que foram discutidos com os alunos a temática da mediação de conflitos nas escolas.
Na oportunidade, os estudantes puderam vivenciar a prática da pesquisa, observação, além de serem os próprios agentes da pesquisa, tendo em vista que as próprias experiências foram usadas como objeto de análise. "O trabalho que nós desenvolvemos, fez com que eles se vissem inseridos no meio universitário, o que foi um estímulo para que eles pudessem ampliar a visão, ter coragem e determinação para realizar o estudo", explica a professora. "O que me deixou muito feliz, é que ontem recebi a notícia de que dois, dos três alunos, foram aprovados para o curso de direito no vestibular da UFC", acrescentou.
O mesmo trabalho aceito pelo FME, foi apresentado pelos alunos durante a semana do "Mundo Unifor", levando o tema da Cultura de Paz e Inclusão Social para a instituição. "A experiência foi muito gratificante, sermos aprovados para apresentar tal projeto, foi praticamente um sonho realizado para mim", conta Francisco Halbert, um dos alunos que participaram do projeto. "Graças ao projeto, podemos explorar o mundo de várias formas diferentes, as quais nos incentiva a lutar pelo aperfeiçoamento do sistema educacional e nos concede experiências e valores inesquecíveis e impagáveis", finalizou.
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