segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Comunidade vai mediar conflitos dentro de universidade no Amapá.

Matéria do site G1 de 26/01/2014 - segue link: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2014/01/comunidade-vai-mediar-conflitos-dentro-de-universidade-no-amapa.html

Prática do curso vai resolver casos reais em delegacia e na própria Unifap.
Capacitação acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro.

Abinoan SantiagoDo G1 AP
Comente agora
Curso teórico vai acontecer no auditório da reitoria (Foto: Abinoan Santiago/G1)Curso teórico vai acontecer no auditório da
reitoria (Foto: Abinoan Santiago/G1)
Entre os dias 3 e 7 de fevereiro o Núcleo de Mediação (Numed) da Universidade Federal doAmapá (Unifap) vai realizar o terceiro curso de conciliação e mediação de conflitos. Cerca de 100 pessoas são esperadas na capacitação. A prática do curso terá resoluções de casos reais dentro da própria universidade e na Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM). Antes de colocar em prática o que aprenderam, os participantes vão passar pela capacitação teórica no auditório da reitoria da Unifap.
“Pretendemos estabelecer a cultura da paz na nossa sociedade, fazendo com que qualquer pessoa possa resolver um conflito entre familiares, vizinhos ou amigos”, explicou Rita Dias, membro da organização do curso.
O coordenador do Numed Mário Mendonça disse que aprender noções de conciliação e mediação é uma prática seguida atualmente por órgãos judiciais. “O Ministério Público e a Justiça têm usado bastante essas medidas, que possuem ajuda de uma terceira pessoa para mediar o processo de comunicação interrompida entre as partes envolvidas no caso”, afirmou.
Para Mendonça, os casos mais comuns encontrados pelo Núcleo de Mediação da Unifap são os envolvendo os conflitos de família, seguido de universitários. “São os mais variados tipos de desavença, desde entre membros da mesma família até envolvendo acadêmicos e professores dentro da universidade”, frisou.
Curso
Tanto a teoria quanto a prática do curso de mediação e conciliação ocorrerão no horário de 14h30 às 18h. A carga horária da capacitação será de 40 horas. A inscrição custa R$ 10 e pode ser feita no horário de 8h30 às 12h, no Núcleo de Prática Jurídica do Bloco A, na Unifap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário