quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Terre des hommes realiza oficina em três escolas estaduais


Na quinta-feira (22), Tdh Lausanne no Brasil realizou uma oficina com os alunos sobre o direito à participação de crianças e adolescentes. A oficina aconteceu, simultaneamente, em três escolas públicas da rede de ensino estadual: Luiza Távora Promorar; Miriam Porto Mota e Maria da Conceição Porfírio Teles.

A atividade faz parte do calendário do Programa Geração da Paz, que integrou o Projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas” em quatro escolas estaduais.

Amor, respeito, atenção e igualdade. Essas foram as respostas ditas pelos adolescentes da Escola Estadual Maria da Conceição Porfírio Teles ao serem perguntados: “Para você ficar bem, como gosta de ser tratado?”.

No decorrer da atividade foram feitos dois questionamentos: como vocês participam na escola? E, quais as maneiras que vocês têm ou gostariam de ter de participar na escola? Cada grupo expôs seus pontos de vista a partir de suas realidades e trouxeram questionamentos para melhoria da escola. O evento foi avaliado positivamente pelos participantes, que solicitaram novos encontros.

Nádia Cândido, socióloga de Tdh Lausanne no Brasil, explicou sobre o direito à participação, “toda criança e adolescente tem o direito de expressar a sua opinião garantida na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança”.

O projeto “Por uma cultura de Paz: mediação de conflitos e práticas restaurativas nas escolas” é uma parceira entre Terre des hommes Lausanne no Brasil, Ministério Público do Estado do Ceará e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), que busca a resolução de conflitos com respeito às diferenças, a valorização do diálogo, através de Práticas Restaurativas como fator contributivo na prevenção à violência e luta pelo empoderamento juvenil.


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