quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pequenos gestos que podem garantir prosperidade


A palavra “gentileza” sempre existiu no dicionário. Ficava ali, meio tímida, escondida, quase esquecida. Até José Datrino (1917-1996) decidir que ela merecia mais destaque. Nos anos 1980, ele começou a pintar viadutos do Rio de Janeiro proferindo a importância de ser cuidadoso com o outro. “O homem do futuro é o homem gentil”, dizia.

Parece que o profeta Gentileza (como ficou conhecido) estava certo. Em meio a correria, por vezes desumana, do dia a dia, o homem começa a sentir falta da delicadeza datriniana. A verdade é que grandes empresas, antes desatentas a esse tema, já passaram a notar esse movimento e a perceber que gentileza não gera só gentileza, mas também prosperidade.

Há dois anos, analistas da TrendWatching (empresa que busca das tendências de consumo) perceberam que, cada vez mais, as pessoas buscam produtos cujas empresas mostrem o “lado humano”. Dentro dessa nova perspectiva, há três anos Luiz Gabriel Tiago deixou de lado o trabalho na área de turismo para abrir a Sr. Gentileza Educação Corporativa (SGEC) – única consultoria do Brasil especializada em Gentileza Corporativa.

“A adesão do mercado foi complicada no início. As empresas não entendiam o que era, nem a importância desse trabalho. De 2012 para cá, houve um crescimento muito bom e estamos com ótimas perspectivas para 2013”, diz. Hoje, a SGEC está presente em 12 cidades. João Pessoa e Natal são as únicas no Nordeste, mas, segundo Luiz, um dos planos estratégicos da empresa é ampliar os serviços nessa região.

Entre os clientes da SGEC, encontram-se o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, o Grupo Seller, a Construtora Gafisa, Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) – que, em 2012, premiou a SGEC com o melhor programa de gestão de pessoas do país.

Segundo Luiz, também conhecido como Sr. Gentileza, se antes era preciso ir atrás das empresas para oferecer os serviços, atualmente, 90% dos clientes fazem o primeiro contato. A consultoria é feita em quatro formatos: palestras, treinamentos, pesquisa de clima organizacional e jogos da gentileza.

Ser gentil

Após concluir mestrado na área de educação, sobre cooperação educativa, o Sr. Gentileza concluiu que ser gentil é “agir com o coração, respeitando os próprios valores”. Para ele, a gentileza começa com a própria pessoa, respeitando-se e sendo gentil consigo. “Se eu agir gentilmente, as pessoas serão envolvidas pela gentileza também.” 


Nas empresas em que presta consultoria, a equipe da SGEC (15 pessoas) observa melhorias consideráveis. “Nosso trabalho promove humanização do clima organizacional, melhora relacionamento interpessoal entre colegas de trabalho, fideliza os clientes e aumenta os resultados”, afirma Luiz Gabriel.

Por quê



ENTENDA A NOTÍCIA

Um ambiente de trabalho em que os funcionários são gentis uns com os outros, independentemente da hierarquia, é mais saudável e gera bons resultados à empresa, além de melhorar a relação com os clientes

SERVIÇO

Sr. Gentileza Educação Corporativa

Contato: (11) 98235-9728 e 2574.3766 
www.srgentileza.com.br


Aplique gentileza no seu trabalho

O Sr. Gentileza destaca alguns gestos que contribuem para propagar a gentileza corporativa.

1 Cumprimentar os colegas de trabalho. Um simples “bom dia” acompanhado de um sorriso é o suficiente para melhorar o ambiente de forma gentil.

2 Estar acessível aos colegas de trabalho. Caso alguém precise de ajuda, seja pessoal o profissional, esteja disponível, seja cuidadoso e respeitoso com o outro.

3 Ser solidário em momentos de crise. Quando o colega tem muitas coisas para fazer ao mesmo tempo e você está sem tantos deveres, seja solidário. Se possível, divida tarefas.

4 Saber ouvir. Luiz Gabriel destaca esse como “o grande gesto de gentileza”. 

Fonte: O Povo online 

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